A Cerimônia de Abertura das Olimpíada de Paris 2024 acontece nesta sexta-feira, (26), a partir das 14h30, horário de Brasília. A transmissão principal dos Jogos Olímpicos na televisão aberta será na TV Globo e também pela Sportv, GE, Cazé TV e Globoplay.
Esta é primeira vez na história que a cerimônia não acontece em um estádio, mas sim no rio Sena, com barcos levando os atletas das delegações por todo o percurso do rio. O Comitê Olímpico Brasileiro (COI) espera que 1,5 bilhão de telespectadores, tanto na TV como online, assistam ao evento.
Os organizadores esperam, ao menos, 600 mil pessoas no evento presencial. O cortejo partie da ponte Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes, e percorre as duas ilhas no centro da cidade, a Île Saint Louis e a Île de la Cité.
Abertura das Olimpíadas de Paris: programe-se
Data: sexta-feira, 26 de julho
Horário: 14h30 do horário de Brasília
Local: Rio Sena
Transmissão ao vivo: TV Globo, Sportv, GE, Cazé TV e Globoplay
Como acompanhar todos os jogos
Clique aqui e veja o calendário dos jogos olímpicos de Paris.
Incêndios tumultuam abertura dos jogos
No dia da abertura da Olimpíada de Paris, várias linhas de trem na França foram alvo de uma série de “ataques incendiários coordenados”.
Autoridades relataram atos de sabotagem “massivos” em alguns dos principais eixos do sistema ferroviário, resultando em filas, cancelamentos de viagens e milhares de pessoas impedidas de embarcar ou chegar ao destino nas estações da capital.
O governo não classificou o incidente como terrorismo, mas condenou os “atos criminosos”, mencionando que cabos das linhas de trem foram cortados e queimados, além de instalações elétricas destruídas.
Horas depois, o aeroporto de Basileia-Mulhouse, na fronteira entre a França e a Suíça, foi evacuado após um alerta anônimo de bomba. “Por questões de segurança, o terminal foi evacuado e está atualmente fechado”, informou o aeroporto, com todos os voos suspensos.
Cerca de 800 mil franceses planejavam utilizar o sistema ferroviário neste fim de semana, muitos para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos na noite desta sexta-feira.
Gabriel Attal, primeiro-ministro da França, classificou os atos como “sabotagem” e sugeriu que foram “coordenados e preparados”. Ele mobilizou os serviços de inteligência para “encontrar e punir” os responsáveis.
“Esse ataque não é uma coincidência. Trata-se de um esforço para desestabilizar a França”, afirmou Valerie Precresse, presidente da região de Paris.
Uniformes brasileiros causam polêmica
Os uniformes da delegação brasileira para as Olimpíadas de Paris 2024, assinados pela Riachuelo (GUAR3), se tornaram alvo de críticas e memes nas redes sociais. Isso porque, enquanto nações como Estados Unidos e França optaram por grifes renomadas como Ralph Lauren e Le Coq Sportif, respectivamente, os trajes brasileiros foram descritos por internautas como uma “decepção”.
A cantora Anitta foi uma das vozes críticas nas redes sociais: “Acho que o look representa exatamente como o atleta é tratado no país. Sem estrutura, sem oportunidades, desvalorizado. O atleta no Brasil é um grande vencedor só por resistir na decisão de ser atleta”, escreveu.
A ex-jogadora de vôlei Márcia Fu, medalhista de bronze em Atlanta 1996, também reprovou os uniformes, classificando-os como de “péssimo gosto”.
Apesar das críticas, a Riachuelo, empresa do Grupo Gararapes, listada na bolsa sob o ticker GUAR3, não se manifestou oficialmente. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) afirmou que o evento é esportivo e não uma “semana de moda”.
“Não é Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos. Então nosso foco está nisso”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley, na quarta-feira (26).
Você leu sobre a abertura da Olimpíada de Paris. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!