Luiz Parreiras estará na sétima edição da Money Week, evento online e gratuito da EQI Investimentos, que acontece de 7 a 11 de novembro. Ele é um dos sócios da Verde Asset, gestora de recursos com foco em investimentos de longo prazo com R$ 35 bilhões sob custódia.
Inclusive, Parreiras é considerado um dos pupilos Luis Stuhlberger, outro convidado da Money Week, que está à frente do Fundo Verde FIC FIM, um dos maiores e mais antigos fundos multimercado do Brasil, cuja valorização já ultrapassou a marca de 18.000%.
Quem é Luiz Parreiras?
Luiz Paulo Parreiras é formado em engenharia de produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O gestor da Verde Asset tem mestrado em matemática financeira pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP).
Em 2002, iniciou a carreira no mercado financeiro como estagiário na Hedging-Griffo, empresa em que trabalhou por mais 10 anos. Além disso, foi nessa companhia que Parreiras conheceu o seu mentor, Luis Stuhlberger.
No ano seguinte, Luiz foi promovido para analista de investimentos, trabalhando na equipe de Stuhlberger. Foi durante este período que o chefe-estrategista da Verde Asset diz que desenvolveu todos os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, estratégias e fundos de investimento.
No ano de 2006, o Credit Suisse incorporou a Hedging-Griffo, que passou a se chamar Credit Suisse Hedging-Griffo. Durante a operação, Parreiras se tornou controller, com destaque para a sua atuação durante a crise do subprime a partir de 2007.
Em 2012, Luiz iniciou sua carreira como gestor na Griffo.
No final de 2014, junto de Stuhlberger e outros especialistas, Parreiras participou da criação da Verde Asset Management, depois de desvincular o Fundo Verde da Credit Suisse.
A Verde Asset nasceu baseada em três pilares: fundos multimercados, ações locais e ações internacionais; além de atuar no gerenciamento de recursos previdenciários, que cresceu de forma acentuada nos últimos anos.
Parreiras trabalha atualmente como Gestor da Estratégia Multimercado e Previdência.
Estratégias de Luiz Parreiras
O gestor da Verde baseia a sua estratégia em dois princípios: contrarian investing e diversificação.
O contrarian investing é uma estratégia em que consiste em efetuar operações contrárias ao sentimento predominante do mercado. Os defensores dessa tática citam que o efeito manada resulta em erros na precificação das ações. Nadar contra a corrente pode encontrar oportunidades de ganho.
Para Parreiras, o objetivo não é acertar sempre, mas diminuir o impacto dos erros e maximizar os acertos.
“Não existe gestor que acerta sempre. A gente sempre tem que minimizar o tamanho e o impacto dos nossos erros, e maximizar o tamanho e o impacto dos nossos acertos. E colocar isso dentro de um portfólio. É um aprendizado permanente”, afirmou em entrevista para um podcast do mercado financeiro.
Luiz também aposta na diversificação dos investimentos. Basta analisar os multimercados geridos por ele, que contam com ações brasileiras, ações norte-americanas, mercados de taxas de juros. Além de índices de preços, moedas e commodities. Essa estratégia permite equilibrar os riscos e aumentar as chances de retorno.
- Não perca tempo: clique aqui e garanta sua participação na Money Week 7 com Luiz Parreiras!