Milhões ou até mesmo bilhões de homens, mulheres e crianças têm o sonho de visitar o mundo mágico da Disney. Quem já foi aos parques temáticos da marca ficou impressionado com a capacidade da empresa do Mickey Mouse em proporcionar uma experiência que mistura emoção e alegria.
Qual é o segredo da Disney para fazer isso? No painel “Como criar uma experiência mágica para seus clientes e aumentar os lucros”, Dan Cockerell, ex-vice-presidente do Magic Kingdom da Walt Disney, confidenciou ao público da Money Week a metodologia usada pela empresa norte-americana e como ela pode ser aplicada em seu negócio.
O Método para a Magia

Cockerell começou a palestra apresentando “O Método para a Magia”. Segundo o executivo, embora a metodologia tenha a palavra “magia” em seu título, ele revela que não há uma solução mágica.
No entanto, há uma metodologia por trás do sucesso da maior empresa de entretenimento do mundo. A melhor parte é que essa metodologia pode ser aplicada em qualquer negócio.
“Você não precisa do Mickey Mouse, do Castelo da Cinderela ou de US$ 1 bilhão para criar uma grande experiência e serviços para seus clientes, visitantes e também para seus funcionários. É uma decisão! Uma decisão de disciplina que você precisa possuir. Você precisa ser metódico e ter paixão para que seus negócios funcionem“, destacou Cockerell.
O ex-VP da Disney relata que as dicas e táticas compartilhadas podem ser aplicadas em qualquer empresa. E melhor do que aplicar, o ideal é adaptar o modelo para a realidade do seu empreendimento.
Alguns empresários podem questionar, dizendo: como a minha empresa de venture capital pode adotar as práticas utilizadas na Disney se elas são de setores totalmente diferentes? A mesma lógica pode ser utilizada para quem possui um hospital ou uma clínica.
Embora possa haver esse tipo de questionamento, Cockerell ressalta que todos os ensinamentos da Disney têm tudo a ver com eles.
“Vocês têm que se adaptar. Por quê? Comandar um negócio deveria ser simples. Um conceito simples! Mas a gente acaba complicando as coisas. A gente deveria simplificar! Nós precisamos que os clientes voltem. Nós precisamos que os clientes tenham uma excelente experiência. A gente precisa de funcionários talentosos que possam ser bem-sucedidos dentro da cultura da empresa. Isso vale para qualquer empresa“, explicou.
Diante disso, ao invés de adotar as práticas da Disney, Cockerell recomenda que os empresários adaptem o modelo, sendo criativos ao usar essa metodologia. “Tente pensar: o que eu posso pegar aqui e aplicar em meus negócios?”, afirmou.
A simplicidade nos negócios gera dinheiro
Um dos pontos destacados na metodologia da Disney é a simplicidade. Segundo Dan Cockerell, quando você aplica a simplicidade em seus negócios, as pessoas entenderão com mais facilidade o que você está fazendo. E não apenas isso, será mais fácil executar a ideia e alinhar os posicionamentos.
“Eu gosto do conselho de Warren Buffet que diz assim: ‘Se eu não entendo como uma empresa ganha dinheiro, eu não invisto nela’. Essas são palavras sábias“, citou o executivo.
Com essa reflexão, Cockerell se pergunta como as empresas conseguem ganhar dinheiro. Em muitos casos, a resposta é óbvia, enquanto em outras é mais difícil definir o que a companhia produz.
“Mais uma vez, a simplicidade é algo lindo. Todas as empresas querem resultados sustentáveis. Não é suficiente em um trimestre ou ano; você tem que ser consistente trimestre após trimestre. Você precisa de resultados sustentáveis“, exaltou o ex-VP da Disney.
Este foi apenas um trecho da palestra de Dan Cockrell na Money Week. Assista ao vídeo completo para ver a aula do ex-vice-presidente da Disney.