O jornalista, filósofo e professor Clóvis de Barros é um dos palestrantes confirmados na próxima edição da Money Week, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de novembro, com palestras presenciais e online. Barros estará no evento, trazendo mentoria para os investidores.
Para garantir sua vaga, clique aqui e faça seu cadastro.
Quem é Clóvis de Barros?
Clóvis de Barros Filho nasceu em Ribeirão Preto e é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo (1985) e em Direito pela Universidade de São Paulo (1986). É ainda especialista em Direito Constitucional (1988) e em Sociologia do Direito pela Université Panthéon-Assas de Paris (1989).
Posteriormente, tornou-se mestre em Ciência Política pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris (1990); e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Em 2020, juntamente com a revista Inspire-C, criou o podcast Inédita Pamonha.
O palestrante é considerado hoje um dos mais requisitados do país. Ele já esteve em vários estados e ainda em outros países como Uruguai, França, México, Argentina, Espanha, entre outros, levando sua experiência, sempre com um afinado toque de humor.
Desde 2005, Barros atua no mundo corporativo, por meio de seu escritório Espaço Ética. Possui entre seus clientes, empresas de vários portes e de diferentes ramos da economia.

Ao longo de sua carreira, Barros também lançou uma série de livros, dentre os quais se destacam:
- Ética na Comunicação (2008)
- Ética e Agir Comunicativo (2009), com Felipe Tavares Paes Lopes e Júlio César Pompeu
- Teorias da comunicação em jornalismo: reflexões sobre a mídia (2010), com Felipe Tavares Paes Lopes e Luiz Peres-Neto
- A Vida Que Vale A Pena Ser Vivida (2010), com Arthur Meucci
- O Executivo e o Martelo: Reflexões Fora da Caixa Sobre Ética Nos Negócios (2013), com Arthur Meucci
- A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade (2013), com Júlio César Pompeu
- Corrupção: Parceria Degenerativa (2014), com Sérgio Praça
- Ética e Vergonha na Cara! (2014), com Mario Sergio Cortella
- Somos todos canalhas (2015), com Júlio Pompeu
- Felicidade ou morte (2016), com Leandro Karnal
- Em busca de nós mesmos (2017), com Pedro Calabrez
- O que move as paixões (2017), com Luiz Felipe Pondé
- A Monja e o Professor (2018)
- Shinsetsu: O poder da gentileza (2018)
- Deuses Para Clarice (2018)
- Reputação: um eu fora do meu alcance (2019), com Luiz Peres-Neto
- A felicidade é inútil (2019)
- Tesão de Viver (2020), com Júlio Pompeu
Reinventar-se: uma necessidade
Recentemente, o palestrante lançou um novo livro com o título: “Reinventar-se: Uma Necessidade, uma Impossibilidade”, da editora Papirus. Nele, o autor fala sobre as possibilidades de mudanças dentro da própria existência.
“Reinventar-se é o tema da moda. Mas, desde que o mundo é mundo o homem sabe disso. O indivíduo muito engessado, muito confiante em uma única definição de si mesmo, que se assume como sendo coisas muito definidas e tendo competências estanques, corre um certo risco de que suas competências sejam excelentes para um mundo que já não existe mais”, afirma.
“Ter alguma leveza de admitir que, até ontem, estava ótimo ser de um jeito, mas que o mudo cobra métodos e maneiras de pensar diferentes é preciso. Isso nos dá mais flexibilidade e nos adequa ao mundo. Fincar o pé no chão e dizer enquanto o mudo segue seu fluxo pode condenar você a um discurso ressentido de que as coisas eram melhores no passado e de que as coisa mudaram de um jeito não conveniente para você”, complementa.
Aprenda com Clóvis de Barros e demais convidados da Money Week. Garanta já sua vaga!