Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Moedas
Artigos
Moeda mais cara do mundo? Confira!

Moeda mais cara do mundo? Confira!

Quando falamos em moedas estrangeiras ou moedas mais valiosas, com certeza todos nós vamos pensar no dólar americano e no euro. E se nós te contássemos que existe uma moeda que é mais valiosa que o dólar e o euro, você acreditaria? No texto de hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre qual moeda mais cara do mundo e muito mais!

A moeda mais cara do mundo

Em resumo, a moeda mais cara do mundo em relação ao dólar é o Dinar Kuwaitiano, moeda utilizada no Kuwait. Ela foi emitida pela primeira em 1961 e a cotação atual vale 3,26 dólares e 17,09 reais (atualizado em dezembro de 2022). Em relação à moeda europeia, o Dinar do Kuwait vale 3,09 euros.

História do Dinar Kuwaitiano

Para entendermos porque o Dinar é a moeda mais cara do mundo, precisamos entender um pouco da história e da geografia do seu país.

O Kuwait é um país árabe do golfo pérsico, localizado entre o Iraque e a Árabia Saudita. A geografia do país concede a ele uma área rica em grandes campos de petróleo, descobertos na década de 1930.

Depois de conquistar sua independência do Reino Unido em 1961, o país constituiu um Conselho de Moedas com objetivo de estabelecer uma moeda do país, surgindo assim o Dinar Kuwaitiano. Ele substituiu a Rupia em 1961, que era utilizada no golfo pérsico e atrelada à Rupia Indiana, que estava, por sua vez, atrelada à Libra Esterlina, da Grã-Bretanha, que controlava algumas colônias na região, como a Índia.

A autonomia kuwaitiana permitiu que a indústria de petróleo do país crescesse exponencialmente, tornando-se a sua principal área econômica, sendo mais de 80% da receita do governo e quase metade do PIB do país proveniente dela. Para se ter uma noção, cerca de 10% do petróleo mundial está localizado no Kuwait.

Outra explicação para a alta cotação da moeda é que o Dinar Kuwaitiano é de taxa fixa, ou seja, mantém seu alto valor sem ser diretamente afetado pela oferta ou pela demanda do mercado. Entre 2003 e 2007 a moeda foi atrelada ao dólar americano com cotação de 0,29963 ao preço de um dólar.  

O Kuwait é um país pequeno, o que significa que pessoas que moram fora dele têm poucos motivos para utilizarem a moeda. Além disso, como o Dinar do Kuwait é muito estável, não há motivo para especular sobre o seu preço, a menos que pessoas interessadas acreditem que ele possa sofrer algum tipo de mudança no seu futuro.

Outros fatores que respaldam a estabilidade da moeda é o sistema bancário do kuwaitiano, que é muito desenvolvido, e que o Estado do Kuwait é isento de imposto para vendas e produções industriais. Vale lembrar também que, embora seja a moeda mais cara do mundo, isso não quer dizer que ela seja necessariamente a moeda mais valorizada do mundo em 2022.

Outros países do Oriente Médio e da Ásia utilizam a nomenclatura Dinar para denominar suas moedas. A palavra “Dinar” vem do latim “denarius”, que era a moeda de maior circulação no Império Romano. Alguns exemplos são: Dinar Iraquiano, Dinar Argelino, Dinar Jordano, Dinar Líbio, entre outros.

Esta é a explicação para o Dinar Kuwaitiano será considerado a moeda mais cara do mundo.

Como investir em moedas estrangeiras em 2023

Quando se fala em comprar moeda estrangeira, na maioria das vezes se fala em investir em um Fundo Cambial. Os fundos cambiais são fundos de investimentos que devem investir pelo menos 80% dos ativos em moedas estrangeiras, sendo o dólar a moeda utilizada pela maioria desses fundos.

Por conta dessa composição, o desempenho dos fundos cambiais costuma acompanhar de perto a performance da moeda de referência. A rentabilidade dos fundos cambiais é muito fácil de ser analisada, pois ela é basicamente a variação da moeda estrangeira de referência em relação ao real. Investir em um fundo desse tipo é semelhante a comprar a moeda estrangeira na cotação do dia do investimento.

Moeda mais cara do mundo: veja as mais valiosas

Há vários fatores que interferem na cotação de uma moeda e que podem alterar quem ocupa o posto de moeda mais cara do mundo, como, por exemplo, a variação cambial. Essa, por sua vez, é afetada por vários elementos, como a balança cambial, a economia do país, a liquidez da moeda, quando tem muita reserva da moeda no mercado internacional, risco de investimentos no país e até o preço das mercadorias.

9 – Dólar do Canadá

O Dólar Canadense é a sétima moeda com maior reserva do mundo. Além disso, muitos bancos centrais e comerciais têm a moeda como reserva ao Dólar Americano, sendo considerada também como uma moeda de referência (benchmark currency). Segundo economistas, a moeda atua na economia das américas assim como o Dólar Australiano atua na região da Ásia-Pacífico.

8 – Dólar Americano

A moeda oficial dos Estados Unidos é a moeda mais utilizada no mundo e a principal referência monetária para o mundo dos negócios e turismo. Os governos utilizam o dólar para equilibrar suas balanças de exportação e importação.

A moeda possui a maior reserva cambial do mundo, o que torna ela aceitável em qualquer lugar do mundo. Em alguns países, apesar da existência de uma moeda local, muitos estabelecimentos oferecem a opção de pagamento em dólar.

7 – Franco Suíço

É a moeda oficial de um dos países mais ricos do mundo, a Suíça. A economia pujante e a estabilidade da moeda fazem com que o Franco Suíço também seja considerado seguro para a realização de investimentos, além de ser utilizado como reserva cambial.

Vale ressaltar que a Suíça é um país europeu que não aderiu ao Euro, mantendo sua moeda.

6 – Euro

Quem viaja ou faz negócios na Europa já está acostumado com a cotação do Euro e também sabe que ela é um pouco maior que o dólar.

Além de ser a moeda oficial da União Europeia, ela detém a segunda maior reserva cambial do mundo, o que faz dela uma das moedas mais valorizadas nos últimos tempos.

5 – Dólar das Ilhas Cayman

A valorização dessa moeda está associada à atratividade das Ilhas Cayman para investidores, bancos, companhias de seguro e fundos de investimentos. Isso ocorre porque o país é um paraíso fiscal.

4 – Libra Esterlina

É a moeda oficial do Reino Unido, e, entre as mais conhecidas, a que vale mais. É uma das moedas mais importantes do mundo, sendo a mais antiga ainda em uso desde sua criação.

3 – Dinar da Jordânia

Embora o país tenha limitações em sua economia, o dinar da Jordânia é forte porque é definido a uma taxa de câmbio fixa e está atrelado ao dólar americano, em vez de ser dependente da economia do país.

2 – Rial de Omã

O país da península arábica tem uma economia bem desenvolvida e a força da sua moeda está associada a isso.

1 – Dinar do Bahrein

A moeda oficial do Bahrein é muito valorizada em função do volume de negociação de petróleo realizada no país.

Você leu sobre a moeda mais cara do mundo. Para ficar atualizado sobre tudo o que acontece no mercado internacional clique aqui.