O Bitcoin e outras criptomoedas, como a memecoin de Trump, apresentaram queda após atingirem seus máximos na segunda-feira (20). O otimismo dos investidores em relação ao mercado de criptos diminuiu após a posse de Donald Trump como presidente, o que impactou o valor das moedas digitais.
O “Trump oficial”, um token criado recentemente para representar o novo presidente dos EUA, sofreu uma desvalorização de 12% em 24 horas, de acordo com dados da CoinGecko. Em contrapartida, outro memecoin lançado no domingo pela primeira-dama Melania Trump viu seu preço despencar mais de 39% em apenas um dia.
O Bitcoin foi negociado em torno de US$ 105.667, segundo informações da Coin Metrics, às 14h30, horário de Brasília. Embora esse valor tenha ficado 2% acima nas últimas 24 horas, ainda esteve abaixo do pico de US$ 109.350,72 alcançado antes da posse de Trump.
Leia também:
- Trump adia para fevereiro mudança nas tarifas de importação
- Trump tira EUA do Acordo de Paris e da OMS
Memecoins e expectativas com Trump
A chegada de Trump à Casa Branca foi inicialmente vista como um sinal positivo para a indústria de criptomoedas, com muitos investidores esperando que ele implementasse políticas de apoio, como uma estrutura regulatória mais flexível e até mesmo a criação de um tesouro federal de bitcoins.
Apesar das expectativas, a posse de Trump não trouxe anúncios políticos concretos em relação ao setor, o que parece ter sido o principal fator que esfriou o entusiasmo do mercado de criptografia nesta terça-feira.
Kenneth Lamont, diretor da Morningstar, alertou os investidores sobre os riscos de se envolverem no mercado de criptomoedas sem o devido conhecimento.
“Se Donald Trump cumprir suas promessas eleitorais, poderemos ver os mercados de criptomoedas continuarem a crescer. No entanto, os investidores fariam bem em resistir ao canto da sereia do medo de perder e ficar parados”, afirmou Lamont em comentários enviados por e-mail para a CNBC.
Volatilidade das criptomoedas
As criptomoedas são conhecidas por sua alta volatilidade, com o Bitcoin, a maior moeda digital do mundo, podendo ter flutuações de milhares de dólares em um único dia. Outras moedas alternativas, como Ether e XRP, são ainda mais suscetíveis a grandes variações de preço.
“O medo de perder não é uma estratégia de investimento. Para muitos investidores, a atração da riqueza fácil é forte”, alertou Lamont, ressaltando que investidores de varejo “tendem a errar no timing do mercado, comprando e vendendo nos piores momentos”.
Você leu sobre Memecoins de Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!