A Binance.US, subsidiária nos EUA da principal corretora de criptoativos do mundo, a Binance, suspendeu o recebimento de depósitos em dólar e recomendou a seus clientes que saquem seus recursos na moeda norte-americana até a terça-feira, dia 13, data em que seus bancos parceiros devem interromper as transações.
- INVISTA LÁ FORA: FAÇA SUA INSCRIÇÃO E DESCUBRA O CAMINHO MAIS FÁCIL, RÁPIDO E SEGURO PARA DOLARIZAR SUA CARTEIRA.
Nesta semana, a Binance e seu fundador, Changpeng Zhao, o CZ, foram processados pela SEC, o órgão que regula o mercado de capitais nos EUA, que pediu também o bloqueio dos ativos da Binance.US para prevenir a fuga de recursos.
A medida foi avaliada pela empresa como um “uso extremamente agressivo de uma tática de perseguição dentro de uma campanha ideológica de perseguição da indústria americana de ativos digitais”, e anunciou a migração para um modelo exclusivo de corretora de criptoativos.
Isso significa que, a partir de quarta-feira, dia 14, os usuários não poderão sacar ou obter dólar por meio da plataforma, apenas trocar seus criptoativos por outras moedas digitais.
“A Binance.US e nossos parceiros de negócios não foram poupados no uso dessas táticas, o que criou desafios para os bancos com os quais trabalhamos. Como resultado, em um esforço para proteger nossos clientes e nossa plataforma, estamos suspendendo os depósitos em dólar norte-americano e notificando os clientes de que nossos parceiros bancários estão se preparando para suspender os canais de retirada. Nós encorajamos os clientes a fazer ação apropriada com seus dólares”, diz o texto, postado pela corretora no Twitter.
Acusações à Binance: entenda a crise
As transações bancárias realizadas pela Binance são o centro de uma investigação da SEC, que abriu 13 processos contra a Binance e seu fundador, CZ, por violação da regulamentação do mercado de ativos mobiliários.
Segundo o órgão, a empresa movimentou bilhões de dólares em ativos entre si, o que levou à moção de emergência para uma ordem de restrição temporária. Entre os parceiros bancários divulgados pela Binance estão o Axos Bank, Cross River Bank e os falidos Silvergate, Signature e Silicon Valley Banks.
Como resultado, o Bitcoin teve uma semana de movimentação fraca e desvalorização, chegando a cair perto do valor de US$ 25 mil e consolidando uma perda que já vinha desde abril.
No ano, porém, a criptomoeda acumula cerca de 60% de valorização, depois de se recuperar do baque da queda da FTX, principal concorrente da Binance, que faliu em outubro do ano passado levando consigo bilhões de dólares de clientes e colocando uma enorme interrogação sobre o mercado cripto – algumas moedas perderam mais de 80% de seu valor e ainda estão longe de se aproximar do patamar anterior.
- Depois de ler sobre as acusações à Binance, é hora de conhecer a EQI Research: acesse gratuitamente recomendações e análises detalhadas de investimentos assinadas pelo nosso time de especialistas.