14 Dez 2021 às 17:54 · Última atualização: 08 Jun 2022 · 3 min leitura
14 Dez 2021 às 17:54 · 3 min leitura
Última atualização: 08 Jun 2022
A economia argentina tem uma grande representatividade na América Central e Latina. Representa nada menos que o terceiro lugar. O principal índice da bolsa de valores da Argentina é o Merval. Este demonstra o desempenho das empresas de capital aberto do país.
Acompanhe a seguir a explicação das principais características do principal índice da bolsa de valores argentina. Siga em frente!
Se considerarmos a América Latina como um todo, a bolsa de valores da Argentina fica atrás apenas da bolsa do Brasil e da bolsa mexicana.
Assim, é possível perceber que se trata de um mercado de forte relevância no continente.
Para representar o desempenho das empresas listadas em bolsa, usa-se o índice Merval. Ele é o principal indicador do mercado de capitais daquele país.
Merval é uma abreviação de mercado de valores. Ele faz o acompanhamento do desempenho da ByMA, que quer dizer Bolsas y Mercados Argentinos.
A ByMA surgiu da unificação de outras duas bolsas e isso ocorreu no ano de 2017.
A primeira bolsa constituinte da fusão foi a Bolsa de Buenos Aires que foi criada no ano de 1854.
O surgimento da ByMA se deu quando ela se juntou ao Mercado de Valores, que por sua vez é responsável pela nomenclatura do índice que acompanha o desempenho dessa bolsa unificada.
Além do índice Merval, existem outros importantes indicadores do mercado acionário daquele país. Valem ser citados pelos menos quatro deles.
O primeiro é o Merval Argentina. Ele foi criado em 2000 e usa o mesmo método de cálculo do Merval tradicional para escolher as empresas que farão parte da contagem. A diferença é que apenas companhias locais são consideradas.
Outro indicador criado também naquele mesmo ano é o Índice General de BCBA que acompanha as ações mais negociadas no semestre mais recente.
Há ainda o indexador é o Merval 25. Este, por sua vez, mede a evolução dos 25 papeis que apresentam a maior liquidez de todo o mercado. Sua existência na bolsa data de janeiro de 2003.
Por fim, há o índice Burcap. Ele considera as mesmas empresas que fazem parte do Merval, mas não as considera com base na liquidez de sua ações e sim em seu valor de capitalização de mercado.
Para entender a composição do índice Merval, primeiro é necessário compreender como ele funciona.
Para uma empresa passar a integrar o índice, são avaliados três aspectos principais: a cotação, o quantitativo total de transações dos papéis dos últimos seis meses e o valor de mercado da empresa com sua respectiva participação na economia do país.
Sendo assim, ocorre a revisão da composição do índice a cada três meses. As empresas que se adequarem aos critérios continuam fazendo parte do índice.
Aquelas que não satisfizerem os requisitos são retiradas, enquanto as novas que atendem passam a fazer parte do indicador.
Como exemplos de companhias integrantes do Merval, podemos citar a Central Puerto, Edenor, Pampa Energia, Ternium Argentina e Transender.
Quer conhecer alternativas interessantes de investimentos? Então, preencha o formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato!