Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Vale (VALE3) reclama de ser inserida em “lista suja” e diz que vai recorrer da decisão

Vale (VALE3) reclama de ser inserida em “lista suja” e diz que vai recorrer da decisão

A Vale (VALE3) considera que sua inclusão na “lista suja” de empregadores foi errada. A mineradora divulgou em nota que tomou conhecimento dessa situação por meio de notícias na imprensa.

De acordo com uma reportagem de Leonardo Sakamoto, do portal UOL, a Vale foi incluída no cadastro de empregadores responsáveis por trabalho análogo à escravidão. A inclusão ocorreu após uma operação que identificou 309 pessoas trabalhando nessas condições na Mina do Pico, em Itabirito, Minas Gerais.

Sakamoto relata que o flagrante aconteceu em fevereiro de 2015. No entanto, a empresa contestou judicialmente os autos de infração, pedindo sua anulação. 

Na reportagem, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que a mineradora perdeu a ação e, como resultado, foi incluída no cadastro.

Em nota, a Vale confirmou que a inclusão na “lista suja” ocorreu durante o período em que a empresa Ouro Verde Locações e Serviços S.A., que prestava serviços de transporte para a Vale em Minas Gerais, operava em seus locais de trabalho.

Publicidade
Publicidade

Ao tomar conhecimento das irregularidades, a Vale acompanhou todas as medidas corretivas e, posteriormente, encerrou o contrato com a empresa de transporte”, afirmou a Vale.

A companhia esclareceu que considera sua inclusão na lista como incorreta, baseando-se em uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) publicada em 9 de maio. A decisão reconheceu a impossibilidade de manter os autos de infração emitidos durante a fiscalização do Ministério do Trabalho em 2015.

Em virtude dessa decisão, o caso deve retornar ao Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), que deverá emitir uma nova decisão sobre a nulidade das autuações.

Além disso, a Vale enfatizou que tomará as medidas necessárias para sua imediata exclusão do Cadastro.

A empresa também ressalta que adota medidas rigorosas para garantir o cumprimento das leis trabalhistas e o respeito aos direitos humanos em todas as suas operações e cadeia produtiva.