
Altas e baixas: Vamos, Assaí e CVC lideram as Ibovespa nesta terça-feira
10 Abr 2025 às 15:12 · Última atualização: 10 Abr 2025 · 2 min leitura
10 Abr 2025 às 15:12 · 2 min leitura
Última atualização: 10 Abr 2025
A Tesla (TSLA; TSLA34) deu início às vendas de seus veículos elétricos na Arábia Saudita, um movimento estratégico em um dos maiores produtores de petróleo do mundo, onde as rodovias são dominadas por SUVs a gasolina, com uma infraestrutura de recarga elétrica ainda escassa. A montadora norte-americana espera que a crescente adesão aos veículos elétricos em países vizinhos, como os Emirados Árabes Unidos, se reflita também no reino saudita.
O lançamento oficial ocorreu com um evento em Riad, a capital do país. Agora, a Tesla abrirá lojas temporárias — as chamadas lojas pop-up — em Jeddah e Dammam, além da própria capital do país.
Apesar da forte ligação do país com os combustíveis fósseis, o terreno já vem sendo preparado para uma virada elétrica. O fundo soberano saudita (Public Investment Fund – PIF) é o maior acionista da Lucid Motors, rival da Tesla no segmento de luxo, e em 2023 a empresa inaugurou sua primeira fábrica no país. Além disso, o governo está investindo na Ceer Motors, a primeira marca nacional de veículos elétricos, em parceria com a Foxconn, com início das vendas previsto para 2025.
A chegada da Tesla se insere nos esforços da Visão 2030, plano de modernização que pretende reduzir a dependência do petróleo e cortar pela metade as emissões da capital, Riad. O objetivo é que, até 2030, 30% da frota da cidade seja composta por veículos elétricos.
Leia também:
No entanto, o mercado ainda é incipiente. Segundo a consultoria PwC, apenas 1% das vendas de carros na Arábia Saudita no ano passado foram de modelos elétricos. A Tesla, portanto, encontrará concorrência direta de marcas como a chinesa BYD e Lucid. Analistas da S&P Global Mobility preveem que entre 10 mil e 15 mil unidades da Tesla sejam vendidas nos dois primeiros anos no país.
Mesmo com os desafios, a empresa aposta na inovação tecnológica como diferencial. “Explore nossa linha de produtos movidos a energia solar, sustentados por baterias e conduzidos por veículos elétricos”, destaca o comunicado da Tesla, que também promete apresentar o Cybercab e o robô humanoide Optimus ao público saudita.
Você leu sobre Tesla. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!
O conteúdo foi útil para você?
Altas e baixas: Vamos, Assaí e CVC lideram as Ibovespa nesta terça-feira
Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e autoriza o envio de conteúdos e comunicações da EQI por e-mail.
Editorias