O autor de A Lógica do Cisne Negro, Nassim Taleb, alertou que a queda histórica da Nvidia (NVDA; NVDC34) é apenas um prenúncio do que está por vir para investidores que seguiram cegamente a euforia de Wall Street em relação às ações ligadas à inteligência artificial (IA).
Na segunda-feira (27), a empresa sofreu uma queda de mais de 17%, o que resultou em uma perda de quase US$ 600 bilhões em seu valor de mercado. Taleb compartilhou sua análise com a Bloomberg News nos bastidores de um evento em Miami.
Durante a entrevista, ele também afirmou que as quedas futuras podem ser duas ou até três vezes maiores do que a maior perda já registrada por uma única empresa.
“Isso é só o começo”, disse Taleb. “Estamos começando a enfrentar a realidade. As pessoas agora percebem que não é mais algo infalível. Há uma pequena rachadura no vidro.”
O que aconteceu com o setor?
As ações de empresas de tecnologia ao redor do mundo sofreram uma queda acentuada na segunda-feira (27) após a startup chinesa DeepSeek causar um grande impacto no setor de inteligência artificial (IA), lançando um modelo de linguagem gratuito e de código aberto.
Esse movimento, ocorrido em dezembro, gerou inquietação sobre a competitividade global em IA e questionou o domínio das gigantes norte-americanas no mercado, o que resultou em uma liquidação generalizada nos mercados financeiros.
Leia também:
Ou seja, os investidores começaram a enxergar a DeepSeek como uma ameaça à demanda pelos chips avançados da Nvidia. E para Taleb isso tem uma explicação.
Ele pontuou que até então o mercado estava centrado em apenas uma narrativa: a valorização constante das ações da Nvidia, impulsionada por sua posição dominante em IA. Ele acredita que a queda de segunda-feira foi “muito pequena” diante dos riscos mais amplos e profundos que o setor enfrenta.
Recomendação de Nassim Taleb
Taleb, que também é conselheiro científico da Universa Investments, um fundo especializado em proteger portfólios contra eventos extremos no mercado, não aconselha os investidores a saírem do mercado. Ele sugere, em vez disso, alocar uma pequena parte do portfólio para proteção contra choques inesperados.
“Os investidores estão inflacionando os preços das empresas de IA sem entender plenamente como essas tecnologias funcionam ou o que é necessário para que elas tenham sucesso”, afirmou Taleb.
Além disso, ele ressaltou que o ajuste no mercado reflete o risco de subestimar as flutuações abruptas nos preços das empresas de tecnologia, que ele classifica como “cisnes cinzentos”.
Você leu sobre Nassim Taleb. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!