A Microsoft (MSFT; MSFT34) e a Meta (META; M1TA34) vão distribuir software de Inteligência Artificial (IA) conjuntamente. Elas fecharam uma parceria comercial para isso.
A primeira é a firma de Bill Gates e se notabilizou por conta do sistema operacional Windows, além de outras soluções de tecnologia voltada às empresas.
Já a segunda é a dona do Facebook, Instagram e agora o Threads, novo microblog lançado para concorrer com o Twitter.
A parceria visa disponibilizar comercialmente o Llama 2, sistema de inteligência artificial criado pela empresa de Mark Zuckerberg.
Esse movimento reforça a corrida das Big Techs rumo à exploração comercial das IAs generativas, a mesma por trás do ChatGPT.
Vale destacar que a OpenAI, dona do ChatGPT, é uma empresa investida da Microsoft, e antes da entrada do bilionário na firma, quem estava como cofundador era Elon Musk, CEO da Tesla (TSLA; TSLA34), e da SpaceX. Ele lançou, inclusive, sua própria empresa de IA, recentemente, a xAI.
Microsoft (MSFT; MSFT34) e Meta (META; M1TA34)
De acordo com a imprensa segmentada, o acordo envolve a aplicação da inteligência artificial da Meta nos serviços de nuvem da Microsoft, com o Azure, e nas ferramentas do Windows.
Clientes de outras provedores de tecnologia, como o Amazon Web Services (AWS), também terão acesso ao modelo. A Meta, no entanto, nomeou a empresa de Bill Gates como parceira preferencial.
As Big Techs colocarão o produto à disposição dos pesquisadores e estes poderão criar suas próprias ferramentas generativas, usando o sistema como modelo.
Sem monetização
O objetivo é comercializar o produto, mas, em um primeiro momento, a Meta não pretende monetizar o recurso.
Mark Zuckerberg quer, mais à frente, adotar a IA generativa dentro das redes sociais, incluindo o WhatsApp e o Instagram.
IA Generativa
Por IA Generativa se entende qualquer tipo de processo automatizado que utiliza algoritmos para produzir, manipular ou sintetizar dados, muitas vezes sob a forma de imagens ou texto legível por humanos.
É chamado assim porque cria algo que não existia anteriormente. Isto é o que a diferencia da IA discriminatória, o que distingue entre diferentes tipos de dados.
Ou seja, a IA discriminatória tenta responder a uma pergunta como “Esta imagem é uma imagem de um coelho ou de um leão?”, enquanto a IA generativa responde a perguntas como “Desenhe-me uma imagem de um leão e de um coelho sentados um ao lado do outro”.
- VOCÊ PODE INVESTIR TANTO NA MICROSOFT (MSFT; MSFT34), QUANDO NA META (META; M1TA34), MESMO ESTANDO NO BRASIL; SAIBA MAIS