Nesta segunda-feira (04), a agência de classificação de risco Fitch Ratings reiterou as notas de crédito da Simpar (SIMH3) e de suas controladas, Movida (MOVI3), Vamos (VAMO3) e JSL (JSLG3), em BB para classificações de longo prazo em moedas estrangeira e local.
No cenário nacional, todas as entidades receberam uma classificação AAA(bra), com perspectiva estável.
A nota da Simpar reflete a elevada escala do grupo, seu robusto perfil de negócios e sua forte posição competitiva no setor brasileiro de locação e logística.
A Fitch destacou as seguintes considerações para cada uma das empresas:
Simpar (SIMH3)
A Fitch Ratings reafirmou hoje as classificações de crédito da Simpar S.A. (Simpar) e suas dívidas. Os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da Simpar permanecem em ‘BB’, enquanto o Rating Nacional de Longo Prazo é mantido em ‘AAA(bra)’.
Além disso, a agência confirmou o rating ‘BB’ da dívida sênior sem garantias e dos veículos financeiros da Simpar, bem como o rating ‘AAA(bra)’ das dívidas seniores sem garantias no mercado local.
Essas classificações refletem a forte posição da Simpar no setor brasileiro de locação e logística, sustentada por um amplo portfólio de serviços e contratos de longo prazo, resultando em um desempenho operacional sólido.
A Fitch também destaca a flexibilidade financeira do grupo Simpar e a expectativa de que a redução da alavancagem seja gradual e consistente, impulsionada pelo crescimento do EBITDA e menores níveis de investimento.
No entanto, a agência ressalta que há limitações para investimentos e aquisições significativas que possam afetar as classificações de crédito.
JSL (JSLG3)

A Fitch Ratings manteve os ratings da JSL S.A. (JSL) em ‘BB’ para as classificações de longo prazo em moedas estrangeira e local, com uma perspectiva estável. Além disso, confirmou a classificação ‘AAA(bra)’ das debêntures seniores sem garantias da empresa.
Essas avaliações refletem a sólida posição da JSL no setor de locação e logística no Brasil, assim como sua capacidade de geração de caixa e flexibilidade financeira.
A Fitch igualou os ratings da JSL aos da controladora Simpar S.A. (Simpar) devido aos incentivos operacionais e estratégicos da holding para prestar suporte à subsidiária.
Os ratings da Simpar refletem sua ampla presença no mercado, perfil de negócios robusto e forte competitividade no setor. A empresa se beneficia de contratos de longo prazo e desempenho operacional sólido.
Embora haja expectativa de redução da alavancagem no futuro, a Fitch observa limitações para investimentos substanciais sem impacto nos ratings.
A JSL demonstra um perfil de negócios sólido, com perspectivas positivas para a geração de caixa e moderada alavancagem. A empresa possui acesso a diversas fontes de financiamento e liquidez adequada para gerenciar suas dívidas.
Movida (MOVI3)

A Fitch Ratings reafirmou hoje as classificações de crédito da Movida Participações S.A. (Movida) e suas subsidiárias. Os ratings de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da Movida permanecem em ‘BB’, enquanto o Rating Nacional de Longo Prazo da Movida e da Movida Locações de Veículos S.A. (Movida Locação) permanece em ‘AAA(bra)’.
Além disso, a agência confirmou os ratings ‘BB’ dos títulos sêniores sem garantias da Movida Europe e o rating ‘AAA(bra)’ das emissões locais da Movida e da Movida Locação.
A perspectiva para as classificações corporativas é estável. A Fitch igualou os ratings da Movida aos da Simpar S.A. (Simpar) devido aos incentivos legais intermediários e aos fortes incentivos operacionais e estratégicos da holding para oferecer suporte à Movida, se necessário. Os ratings da Movida e da Movida Locação também estão alinhados devido aos sólidos incentivos da Movida em apoiar sua subsidiária.
No contexto individual, a Movida mantém uma posição sólida no mercado brasileiro de locação de veículos e frotas, com bom desempenho operacional e escala relevante. Apesar da previsão de fluxos de caixa livre negativos após 2023, a alavancagem financeira consolidada da Movida deve permanecer moderada, beneficiada por seu comprovado acesso a diversas fontes de captação e forte liquidez, permitindo uma gestão adequada do cronograma de amortização de dívidas.
Vamos (VAMO3)

A Fitch Ratings reafirmou hoje o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos S.A. (Vamos) e das suas emissões de debêntures quirografárias.
Essa classificação é igualada à da sua controladora, a Simpar S.A. (Simpar), que possui IDRs de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local em ‘BB’ com perspectiva estável, além de um Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ com perspectiva estável.
No âmbito individual, a Vamos mantém uma posição sólida no mercado brasileiro de locação de frotas de veículos pesados, máquinas e equipamentos, com boa escala e desempenho operacional consistente. A alavancagem financeira consolidada da Vamos deve permanecer moderada, mesmo com a expectativa de fluxo de caixa livre negativo, beneficiada pelo recente aumento de capital e pelo esperado crescimento dos negócios.