Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Mercados
CPI da zona do euro avança 5,3% em julho, em linha com as projeções

CPI da zona do euro avança 5,3% em julho, em linha com as projeções

A CPI da zona do euro, a inflação do bloco econômico europeu, registrou um avanço de 5,3% em julho, na comparação anualizada. O dado, divulgado pela Eurostat nesta sexta-feira (18), veio em linha com as projeções de mercado. Na comparação mensal, no entanto, a CPI da zona do euro apresentou queda de 0,1%, ao passo […]

A CPI da zona do euro, a inflação do bloco econômico europeu, registrou um avanço de 5,3% em julho, na comparação anualizada. O dado, divulgado pela Eurostat nesta sexta-feira (18), veio em linha com as projeções de mercado.

Na comparação mensal, no entanto, a CPI da zona do euro apresentou queda de 0,1%, ao passo que na União Europeia como um todo ficou estável, sem variação.

A inflação veio um pouco abaixo do registrado em junho, que foi de 5,5% e bem abaixo da taxa de 6,1% em maio. Os dados mostraram que desde fevereiro o CPI da zona do euro vem em trajetória descendente: no segundo mês do ano havia registrado 8,5% – o pico do ano até aqui.

Considerando a União Europeia como um todo, a taxa de julho foi de 6,1%, também abaixo do registrado no mês anterior, que havia sido de 6,4%. Da mesma forma como ocorre na zona do euro, a inflação dos demais países membros da UE vem em trajetória de queda: 9,9% em fevereiro; 8,3% em março; 8,1% em abril; e 7,1% em maio.

Entre os países da região, a Hungria foi a que registrou a maior taxa no mês, com 17,5% de inflação. Eslováquia e Polônia, ambas com 10,3% registraram taxas em dois dígitos. Na República Checa, o CPI foi de 10,2%, todos na comparação anual.

Publicidade
Publicidade

Na outra ponta, a Bélgica registrou 1,7% de inflação no mês de julho. Espanha e Suíça registraram 2,1% de inflação no mês.

CPI da zona do euro: Holanda tem recessão técnica

A Alemanha, que é a maior economia da Europa, registrou uma taxa de 6,5% no mês contra 6,8% do mês anterior. Até maio, o país vinha em movimento descendente da inflação: 9,3% em fevereiro; 7,8% em março; 7,6% em abril; e 6,3% em maio, até voltar a crescer em junho para 6,8%.

A Holanda, que entrou em recessão técnica, registrou taxa de 5,3% no mês de julho. Divulgado ontem, o Produto Interno Bruto (PIB) do país europeu recuou 0,3% no 2TRI23 após ter caído 0,4% no primeiro trimestre. Com essas duas quedas seguidas, considera-se que o país já vive uma recessão.

No fim do ano passado, no quarto trimestre, o PIB holandês havia registrado uma alta de 0,9% contra o trimestre anterior. Ontem (16), o país divulgou seus dados juntamente com o PIB da zona do euro, que subiu 0,3% no segundo trimestre do ano.

Você leu sobre o CPI da zona do euro. Quer ter dividendos em dólar? Clique aqui e saiba mais!