A Holanda entra em recessão técnica. Isso porque o Produto Interno Bruto (PIB) do país europeu recuou 0,3% no segundo trimestre do ano (2TRI23) após ter caído 0,4% no primeiro trimestre. Com essas duas quedas seguidas, considera-se que o país já vive uma recessão.
No fim do ano passado, no quarto trimestre, o PIB holandês havia registrado uma alta de 0,9% contra o trimestre anterior. Ontem (16), o país divulgou seus dados juntamente com o PIB da zona do euro, que subiu 0,3% no segundo trimestre do ano.
AGENDA DE DIVIDENDOS: TENHA UM ANO INTEIRO DE RENDA PASSIVA
O PIB da zona do euro, o produto interno bruto do bloco econômico, cresceu 0,3% no segundo trimestre do ano em comparação com o trimestre anterior, ficando em linha com a projeção de mercado. Na comparação anual, com o segundo trimestre de 2022, o indicador cresceu 0,6%, também em linha com a projeção.
No primeiro trimestre do ano, o bloco havia registrado estabilidade, contra retração de 0,1% do último trimestre de 2022, segundo os dados divulgados pela Eurostat nesta quarta-feira (16).
Holanda entra em recessão técnica: economia vinha com pouca constância
Dados da Eurostat, órgão europeu responsável pela divulgação de dados econômicos, mostrou que a economia holandesa já vinha na corda bamba ao longo do ano passado. No primeiro trimestre de 2022, o crescimento foi de 0,5% para depois crescer 1,8% no trimestre posterior.
MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES
Já no terceiro trimestre do ano passado, a economia encolheu 0,2% para subir 0,9% no último trimestre do ano passado. Neste ano, só ocorreram retrações.
A consultoria ING explicou que esse recuo da economia holandesa decorre de uma queda nas exportações aliada à piora no consumo familiar e elevação das compras no exterior. Esses foram, de acordo com matéria do Estadão, alguns dos fatores que levaram porque a Holanda entra em recessão técnica.