Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Holanda entra em recessão técnica com segundo recuo consecutivo no PIB

Holanda entra em recessão técnica com segundo recuo consecutivo no PIB

A Holanda entra em recessão técnica. Isso porque o Produto Interno Bruto (PIB) do país europeu recuou 0,3% no segundo trimestre do ano (2TRI23) após ter caído 0,4% no primeiro trimestre. Com essas duas quedas seguidas, considera-se que o país já vive uma recessão.

No fim do ano passado, no quarto trimestre, o PIB holandês havia registrado uma alta de 0,9% contra o trimestre anterior. Ontem (16), o país divulgou seus dados juntamente com o PIB da zona do euro, que subiu 0,3% no segundo trimestre do ano.

AGENDA DE DIVIDENDOS: TENHA UM ANO INTEIRO DE RENDA PASSIVA

O PIB da zona do euro, o produto interno bruto do bloco econômico, cresceu 0,3% no segundo trimestre do ano em comparação com o trimestre anterior, ficando em linha com a projeção de mercado. Na comparação anual, com o segundo trimestre de 2022, o indicador cresceu 0,6%, também em linha com a projeção.

No primeiro trimestre do ano, o bloco havia registrado estabilidade, contra retração de 0,1% do último trimestre de 2022, segundo os dados divulgados pela Eurostat nesta quarta-feira (16).

Holanda entra em recessão técnica: economia vinha com pouca constância

Dados da Eurostat, órgão europeu responsável pela divulgação de dados econômicos, mostrou que a economia holandesa já vinha na corda bamba ao longo do ano passado. No primeiro trimestre de 2022, o crescimento foi de 0,5% para depois crescer 1,8% no trimestre posterior.

Publicidade
Publicidade

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES

Já no terceiro trimestre do ano passado, a economia encolheu 0,2% para subir 0,9% no último trimestre do ano passado. Neste ano, só ocorreram retrações.

A consultoria ING explicou que esse recuo da economia holandesa decorre de uma queda nas exportações aliada à piora no consumo familiar e elevação das compras no exterior. Esses foram, de acordo com matéria do Estadão, alguns dos fatores que levaram porque a Holanda entra em recessão técnica.

DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO