Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Mercado de carbono: BC avalia regras para o setor no Brasil, diz Campos Neto

Mercado de carbono: BC avalia regras para o setor no Brasil, diz Campos Neto

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

18 Mai 2022 às 17:42 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 2 min leitura

Redação EuQueroInvestir

18 Mai 2022 às 17:42 · 2 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

BC avalia criação de regras para o mercado de carbono, diz Campos Neto

Reprodução: Agência Brasil / Marcelo Casal Jr

O presidente do Banco Central (BACEN), Roberto Campos Neto, declarou que a instituição monetária avalia a criação de regras para o mercado de carbono no Brasil. 

A afirmação foi feita hoje (18) na abertura do “Mercado Global de Carbono: Descarbonização e Investimentos”, um evento organizado pela Petrobras (PETR3; PETR6) e pelo Banco do Brasil (BBAS3). 

Em seu discurso, Campos Neto revelou que a instituição organizará uma equipe para pensar e analisar as normas que serão desenhadas para que o “mercado de carbono se desenvolva” no país. 

Além disso, destacou que a autoridade monetária tem ciência das preocupações em torno da agenda climática e como esta impacta a política monetária e a estabilidade financeira do país.  Para exemplificar, citou como os índices inflacionários foram afetados em razão dos choques climáticos. 

“Ondas de calor, geadas, secas e outros eventos têm afetado os preços de alimentos e energia, com impactos negativos sobre a inflação brasileira”, pontuou. 

Mercado de carbono oferece oportunidades ao Brasil

Campos Neto apontou que o desenvolvimento deste mercado apresenta-se como um enorme desafio. No entanto, reforçou que ele também gera inúmeras oportunidades, sobretudo no Brasil, “um país com enorme potencial ambiental”, disse. 

Além do mais, frisou que o mercado de carbono tem se expandido nos últimos anos. 

Entre os principais fatores que contribuem para esse crescimento, ele destaca: o amadurecimento da sociedade em relação às pautas ambientais, o aumento do rigor nas leis reguladoras por partes dos países, além do fato de a dimensão da precificação não ter tomado ainda proporções mais amplas. 

  • Quer entender como as políticas para o mercado de carbono podem interferir nos seus investimentos? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para tirar suas dúvidas e mostrar as melhores aplicações disponíveis!
A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias