Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Lula (PT) lidera corrida presidencial, mas diferença para Bolsonaro (PL) cai, indica pesquisa do BTG/FSB

Lula (PT) lidera corrida presidencial, mas diferença para Bolsonaro (PL) cai, indica pesquisa do BTG/FSB

Pesquisa encomendada pelo Banco BTG Pactual (BPAC11) ao FSB Pesquisa, e divulgada nesta segunda-feira (25), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto à presidência da República, mas a diferença para Jair Bolsonaro (PL) diminuiu em relação à última aferição.

No levantamento divulgado hoje, o petista aparece com 41% das intenções de voto estimulado. Já Bolsonaro tem 32%. Na pesquisa anterior, realizada em março, a diferença era de 14 pontos percentuais. Mas agora a diferença é de nove pontos: Lula caiu de 43% para 41%, já Bolsonaro subiu de 29% para 32%. Ciro Gomes permanece com os mesmo 9% da pesquisa anterior. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa foi feita entre 22 e 24 de abril e agora desconsidera a candidatura do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, que trocou de partido e agora está filiado ao União Brasil.

Pesquisa espontânea

Já no cenário de voto espontâneo para presidente da República, Lula aparece com 38% das intenções de voto (antes eram 36%), enquanto Bolsonaro subiu de 27% para 30%. Indecisos somam agora 16%, enquanto os que afirmam que não vão votar somam 10%. O terceiro colocado, Ciro Gomes, aparece com 4% das intenções de voto nesta pesquisa – o mesmo percentual da pesquisa divulgada em março.

Publicidade
Publicidade

Cenários com a terceira via

Os pesquisadores fizeram seis cenários levando em contas apenas 3 candidatos. Em todos eles aparecem Lula e Bolsonaro. O que é o terceiro candidato. Foram testados Ciro Gomes, João Doria, Eduardo Leite, Simone Tebet, André Janones e Felipe D’Ávila.

Nos seis cenários Lula lidera as intenções de voto, com percentuais que variam de 45% a 50%. Em todos eles também Bolsonaro aparece em segundo lugar, com percentuais que variam de 34% a 37%. O cenário em que um terceiro candidato aparece com maior percentual é o que tem Ciro Gomes, que conquistou 14% do eleitorado. Depois vem o cenário com João Dória, que possui 8% das intenções de voto.

Intenções de voto no segundo turno

Em um cenário estimulado de segundo turno de Lula contra Bolsonaro, o petista aparece com 52% das intenções de voto contra 37% do atual presidente. O percentual entre eles diminuiu em relação à pesquisa anterior. Em março Lula tinha 54% das intenções de voto no segundo turno contra 35% de Bolsonaro.

Em outros cenários de segundo turno, Lula venceria em todos os cenários em que aparece (contra Doria, Ciro, Simone e Leite).

Sem Lula no segundo turno, Bolsonaro derrotaria Doria, Leite e Simone, mas perderia para Ciro Gomes por 46% (Ciro) contra 39% (Bolsonaro).

A pesquisa é de carater quantitativo e foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone (via CATI), entre 22 a 24 de abril de 2022. Foram entrevistados 2 mil eleitores e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa no TSE é BR-04676/2022.