Venda no Alibaba (BABA34). O grupo japonês Softbank reduzirá sua participação na empresa de tecnologia chinesa para quase a totalidade das ações. A companhia venderá US$ 7,2 em ações para este ano, segundo informação divulgada pelo jornal inglês Financia Times.
Segundo a matéria, as ações seriam vendidas por contratos a termo pré-pagos ao longo de todo este ano, e citou o registro das vendas em documentos da SEC – Securities, Exchange e Comission, a CVM norte-americana. Após a conclusão da operação, o Softbank passará a ter apenas 3,8% de participação na companhia fundada por Jack Ma.
- Participe da Money Week 100 Dias de Governo – Os primeiros 100 dias de um novo governo têm impacto fundamental dentro de um mandato de quatro anos e nos seus investimentos. Faça sua inscrição!
A empesa japonesa explicou que o motivo da venda tem caráter defensivo pois busca posicionar melhor a companhia diante de um cenário considerado incerto e adiantou que mais detalhes sobre a venda de participação sairá em maio, quando será divulgado o resultado trimestral do grupo.

Venda no Alibaba (BABA34): ações caem após divulgação
O anúncio da venda no Alibaba (BABA34) fizeram com que as ações da empresa chinesa caíssem nos Estados Unidos. A queda chegou a cair até 1,3% ontem (12), após a divulgação do Softbank.
O Softbank já havia reduzido sua participação de 23,7% para 14,6%, em meio a uma redução de valor de mercado da companhia chinesa, depois ter atingido a máxima histórica em 2020.
- Baixe, gratuitamente, e-book Investimentos Internacionais
No fim de março, o Alibaba havia anunciado uma reestruturação, que incluía a divisão da companhia em seis empresas menores e independentes, que irão buscar cada um seu IPO. Além disso, cada companhia terá seu próprio CEO e respectivos conselhos de administração. A exceção será a Taobao Tmall Commerce Group que continuará sendo ligada diretamente à Alibaba. Essa empresa é responsável por compras online na China, sendo uma das maiores do país.
Alibaba (BABA34): vale a pena investir neste BDR?
Aqui no Brasil, o Aliexpress é conhecido como aquele site chinês em que se acha de tudo a preços muito baixos, mas que leva um tempo para entregar os produtos. Por trás do Aliexpress está o Alibaba Group, hoje um dos gigantes mundiais de tecnologia.
Além de comprar produtos no site da empresa, os brasileiros também podem investir no Alibaba através dos Brazilian Depositary Receipts (BDRs) negociados na B3 sob o código BABA34.
Até o mês de outubro de 2020, esses papéis eram restritos a instituições financeiras e pessoas com mais de R$ 1 milhão em investimentos (os chamados investidores qualificados). Mas, desde 2020, estão disponíveis para qualquer investidor, inclusive pessoas físicas.
Você leu informações sobre venda no Alibaba (BABA34). Quer investir melhor e com assertividade? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato