Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Investimento no Exterior
Notícias
Trump quer regulamentar veículos autônomos: ações da Tesla sobem

Trump quer regulamentar veículos autônomos: ações da Tesla sobem

As ações da Tesla (TSLA; TSLA34) sobem mais de 7% no pré-mercado desta segunda-feira (18), após um relatório indicar que a equipe de transição do presidente eleito Donald Trump planeja priorizar a criação de uma estrutura federal para regulamentar veículos autônomos no Departamento de Transportes dos EUA, segundo informação da Bloomberg.

Elon Musk, um dos principais nomes do setor empresarial, apoiou publicamente a candidatura de Trump à presidência nas recentes eleições. O bilionário agora parece colher os frutos de sua relação próxima com o republicano, que já ocupou a presidência de 2017 a 2021.

Na semana passada, Trump nomeou Musk e o ex-candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy para liderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental, conhecido como “DOGE”. A iniciativa pretende reduzir a burocracia governamental, flexibilizar regulamentações e cortar gastos considerados excessivos.

TSLA: Robotáxis entre os planos da Tesla

Uma estrutura regulatória federal para veículos autônomos seria um grande impulso para a Tesla, que há anos promete carros totalmente autônomos, mas ainda não conseguiu lançar um modelo que opere sem supervisão humana.

A visão de longo prazo da Tesla inclui o desenvolvimento de uma frota de “robotáxis”, veículos autônomos capazes de transportar pessoas sem intervenção humana. No mês passado, Musk apresentou o “Cybercab”, um carro-conceito de US$ 30.000 com dois lugares, sem volante ou pedais.

Publicidade
Publicidade

Apesar disso, a Tesla está atrasada na corrida pelo domínio do mercado de robotáxis, liderada pela Waymo, empreendimento da Alphabet (controladora do Google), que já opera veículos autônomos em vias públicas.

Durante a apresentação do Cybercab e do “Robovan”, Musk afirmou que a Tesla planeja implementar sua tecnologia de direção autônoma completa, conhecida como Full Self-Driving (FSD), em veículos Model 3 e Model Y no Texas e na Califórnia até o próximo ano. Atualmente, o FSD é um sistema de assistência ao motorista em modo “supervisionado”, exigindo que um humano permaneça ao volante, pronto para intervir.

A equipe de transição de Trump estaria em busca de nomes políticos para liderar a criação de um marco regulatório para veículos autônomos. Entre os citados pela Bloomberg estão Emil Michael, ex-executivo da Uber, e os deputados republicanos Sam Graves (Missouri) e Garret Graves (Louisiana).

Você leu sobre a Tesla (TSLA; TSLA34). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!