Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Investimento no Exterior
Notícias
Trump quer regulamentar veículos autônomos: ações da Tesla sobem

Trump quer regulamentar veículos autônomos: ações da Tesla sobem

As ações da Tesla (TSLA; $TSLA34) sobem mais de 7% no pré-mercado desta segunda-feira (18), após um relatório indicar que a equipe de transição do presidente eleito Donald Trump planeja priorizar a criação de uma estrutura federal para regulamentar veículos autônomos no Departamento de Transportes dos EUA, segundo informação da Bloomberg.

Elon Musk, um dos principais nomes do setor empresarial, apoiou publicamente a candidatura de Trump à presidência nas recentes eleições. O bilionário agora parece colher os frutos de sua relação próxima com o republicano, que já ocupou a presidência de 2017 a 2021.

Na semana passada, Trump nomeou Musk e o ex-candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy para liderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental, conhecido como “DOGE”. A iniciativa pretende reduzir a burocracia governamental, flexibilizar regulamentações e cortar gastos considerados excessivos.

TSLA: Robotáxis entre os planos da Tesla

Uma estrutura regulatória federal para veículos autônomos seria um grande impulso para a Tesla, que há anos promete carros totalmente autônomos, mas ainda não conseguiu lançar um modelo que opere sem supervisão humana.

A visão de longo prazo da Tesla inclui o desenvolvimento de uma frota de “robotáxis”, veículos autônomos capazes de transportar pessoas sem intervenção humana. No mês passado, Musk apresentou o “Cybercab”, um carro-conceito de US$ 30.000 com dois lugares, sem volante ou pedais.

Apesar disso, a Tesla está atrasada na corrida pelo domínio do mercado de robotáxis, liderada pela Waymo, empreendimento da Alphabet (controladora do Google), que já opera veículos autônomos em vias públicas.

Durante a apresentação do Cybercab e do “Robovan”, Musk afirmou que a Tesla planeja implementar sua tecnologia de direção autônoma completa, conhecida como Full Self-Driving (FSD), em veículos Model 3 e Model Y no Texas e na Califórnia até o próximo ano. Atualmente, o FSD é um sistema de assistência ao motorista em modo “supervisionado”, exigindo que um humano permaneça ao volante, pronto para intervir.

A equipe de transição de Trump estaria em busca de nomes políticos para liderar a criação de um marco regulatório para veículos autônomos. Entre os citados pela Bloomberg estão Emil Michael, ex-executivo da Uber, e os deputados republicanos Sam Graves (Missouri) e Garret Graves (Louisiana).

Você leu sobre a Tesla (TSLA; $TSLA34). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!