A Stone contratou recentemente os bancos americanos J.P. Morgan e Morgan Stanley para realizar a venda da Linx, empresa adquirida em 2020 após uma concorrida disputa com a Totvs.
Apesar disso, há uma percepção no mercado de que a própria Stone pode estar à venda. Relatórios de bancos indicam BTG Pactual e PagBank como potenciais compradores, o que reforça essa visão. Uma fonte, entretanto, afirmou que a venda da credenciadora ainda depende de uma valorização das ações da empresa, que atualmente estão desvalorizadas.
Stone e a compra tumultuada da Linx
A Stone adquiriu a Linx há quatro anos, por R$ 6,7 bilhões, mas enfrentou dificuldades na integração, que se mostrou mais complicada do que o previsto.
Além disso, a empresa precisou redirecionar seu foco para seu negócio principal, após o aumento da inadimplência em 2021, relacionado a uma operação de crédito lançada pouco antes. Isso resultou em uma queda acentuada no valor de mercado da Stone.
Atualmente, a Stone é listada na Nasdaq, sob o ticker STNE, e tem valor de mercado estimado em cerca de US$ 3,7 bilhões.