Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Investimento no Exterior
Notícias
Partido Trabalhista volta ao poder no Reino Unido após 14 anos

Partido Trabalhista volta ao poder no Reino Unido após 14 anos

O Partido Trabalhista obteve uma vitória esmagadora nas eleições parlamentares do Reino Unido, que ocorreram na última quinta-feira (4), conforme previsto pelas pesquisas de boca de urna. Com apenas alguns votos ainda por apurar, os trabalhistas garantiram 412 assentos, aumentando sua representação em 214 cadeiras em relação à legislatura anterior.

Por outro lado, o Partido Conservador reduziu sua presença para apenas 121 assentos na Câmara dos Comuns, uma perda de 251 cadeiras. 

Na manhã desta sexta-feira (5), o primeiro-ministro conservador, Rishi Sunak, reconheceu a derrota em um pronunciamento feito em frente ao número 10 da Downing Street. Sunak desejou sorte ao novo governo, que será liderado por Keir Starmer.

O país enviou uma mensagem clara de que deseja mudança. Ouvi a frustração e a decepção de todos e assumo a responsabilidade por esta derrota”, admitiu Sunak.

Em seu discurso de vitória, Keir Starmer prometeu uma “renovação nacional” e enfatizou que colocará “o país em primeiro lugar e o partido em segundo”.

Publicidade
Publicidade

Recebemos o mandato para reacender a chama. Nossa missão é nada menos que revitalizar as ideias que mantêm nosso país unido”, afirmou Starmer.

O Rei Charles deve se encontrar com Starmer ainda nesta manhã para formalizar o convite ao novo primeiro-ministro para formar o governo. Sunak já teve sua reunião com o monarca para entregar sua renúncia.

Além do avanço dos trabalhistas, o Partido Liberal Democrata também teve um desempenho notável, conquistando 71 cadeiras. O partido direitista Reform UK e o Partido Verde, por sua vez, devem assegurar quatro assentos cada. A ascensão dos trabalhistas foi impulsionada em parte pelo declínio do Partido Nacional Escocês (SNP), que caiu para apenas nove cadeiras após enfrentar uma série de controvérsias financeiras.

A nova maioria de 170 assentos conquistada pelos trabalhistas é impressionante, embora inferior à vantagem de 179 cadeiras obtida em 1997, sob a liderança de Tony Blair.

Fim da era do Partido Conservador e retomada Trabalhista

A era do Partido Conservador no poder começou com um governo de coalizão liderado por David Cameron em 2014. Após ele, vieram Theresa May e Boris Johnson, que lideraram o processo do Brexit, iniciado em 2017 e concluído em 2020.

Com a saída de Boris Johnson após polêmicas durante a condução de políticas públicas contra a covid-19, como uma festa na sede do governo depois de aplicar uma forte restrição de medidas de distanciamento, o partido conservador escolheu Liz Truss como sucessora em setembro de 2022. No entanto, ela permaneceu pouco mais de um mês no cargo, sendo reprovada por medidas econômicas impopulares no país.

O fato mais marcante da passagem de Truss foi o funeral da Rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva da história do Reino Unido.

Rishi Sunak, o atual primeiro-ministro, foi o primeiro político de origem indiana a ocupar o cargo. Seu mandato ficou marcado por instabilidades, discordâncias internas e polêmicas.

O Partido Trabalhista retorna ao poder após 14 anos. O último primeiro-ministro trabalhista foi Gordon Brown, que governou entre 2007 e 2010, sucedendo Tony Blair.

Na situação atual, Starmer representava os bairros londrinos de Holborn e Saint Pancras na Câmara dos Comuns desde 2015. Advogado e ex-diretor do Ministério Público da Inglaterra e País de Gales, foi nomeado Cavaleiro Comandante da Ordem de Bath em 2014. Após a derrota trabalhista em 2019, assumiu a liderança de seu partido e da oposição ao governo conservador.

Defensor de políticas como aumento de investimentos em serviços públicos, abolição de mensalidades universitárias e medidas contra evasão fiscal por grandes corporações, Starmer fortalece o discurso de bem-estar social promovido pelo Partido Trabalhista.

Você leu sobre Reino Unido. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!