Os últimos anos foram marcados por um boom no setor das empresas de Inteligência Artificial (IA). Essas companhias têm crescido exponencialmente, chegando a trilhões de dólares, o que mostra o interesse crescente dos investidores neste mercado. Diante disso, como investir nessas empresas e receber dividendos de IA?
As ações de tecnologia asiáticas subiram expressivamente, com o impulso do fenômeno da inteligência artificial, porém menos do que os fortes ganhos de pares norte-americanos, como a Nvidia (NVDA; $NNVDC34). A partir disso, os ativos da região ficaram relativamente mais baratos, e têm força em dividendos de IA, segundo informações da Bloomberg.
Dividendos de IA: ações asiáticas ganham espaço
Sam Konrad, gestor do Jupiter Asian Income, disse à Bloomberg que quando comparadas às ações de tecnologia dos EUA, as asiáticas “estão realmente atraentes”. Com isso, a estratégia de investimento de US$ 2 bilhões do fundo superou 97% de seus pares nos últimos cinco anos.
As maiores fabricantes de chips da Ásia, Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSM; TSMC34) e Samsung Electronics (KRX: 005930), estão entre os maiores investimentos do fundo, logo atrás da MediaTek (TPE: 2454), de Taiwan. A companhia tem um dividend yield estimado de 5,2% para o ano fiscal de 2024, enquanto o da Nvidia é de apenas 0,02%.
A TSMC é negociada em cerca de 19 vezes o lucro estimado para o próximo ano, em linha com sua média de cinco anos.
“As empresas de tecnologia da Ásia que temos no portfólio têm balanço de caixa líquido, e todas pagam dividendos atualmente. Esperamos que aumentem seus dividendos à medida que seus lucros seguem crescendo nos próximos anos”, disse Konrad. Segundo ele, os pares dos Estados Unidos não têm o mesmo foco no pagamento de dividendos.
Fundos com foco em dividendos tendem a investir em ações de menor risco, que tenham pagamentos estáveis — como empresas do setor financeiro. Konrad, por outro lado, defende que sua estratégia impulsionou as participações em tecnologia para 32%, e é atualmente sua principal alocação.
A companhias asiáticas também oferecem maior crescimento nos pagamentos de dividendos de IA. Os proventos para as ações do Bloomberg Asia Pacific Semiconductors Index devem crescer quase 30% nos próximos 12 meses, segundo dados compilados pela plataforma.
Ainda assim, o índice PHLX Semiconductor Sector (SOX), que tem as 30 maiores empresas dos EUA do setor de semicondutores, subiu 94% desde o final de 2022, e superou o ganho de 60% do índice de chips asiático.
Preferência por líderes globais
Konrad demonstrou preferência por “líderes globais” que tenham conseguido superar os pares norte-americanos em termos de tecnologia e capacidades.
Os EUA são conhecidos por suas empresas de design de alto nível e softwares voltados para o consumidor. Ainda assim, a Ásia tem muitos dos principais – embora menos conhecidos – fornecedores do setor, avalia.
Para o gestor, mesmo que um dos gigantes de tecnologia dos EUA desenvolva o próximo serviço de sucesso do setor, ele precisará dos semicondutores fabricados pelas empresas asiáticas. “Eles precisarão ter seus servidores de dados de IA, fabricados pelas empresas da Ásia que temos no portfólio“, concluiu.