O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) está avaliando a possibilidade de desmembrar a Alphabet (GOOG; GOGL34), dona do Google, em várias empresas depois que um juiz concluiu que a gigante da tecnologia monopoliza o mercado de buscas online.
De acordo com informações da Bloomberg, essa vitória no processo antitruste é apenas o primeiro passo para que o DoJ tome medidas visando “conter” a empresa no setor de “big tech“.
O caso, iniciado pelo governo em 2020, alegou que o Google preservou sua fatia do mercado de busca geral ao criar barreiras à entrada e estabelecer um ciclo de feedback que sustentou seu domínio. O tribunal concluiu que o Google violou a Seção 2 do Sherman Act, que proíbe monopólios. “O Google é um monopolista e agiu como tal para manter seu monopólio”, escreveu o juiz Amit Mehta, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, na decisão.
Desmembrar o Google: empresa pode ter que compartilhar dados
Caso a justiça considere a divisão muito radical, o DoJ também considera obrigar o Google a compartilhar dados com concorrentes e implementar medidas para impedir que a empresa mantenha uma vantagem no mercado de Inteligência Artificial.
Outras soluções em discussão incluem exigir que o Google se desprenda do sistema operacional Android e até mesmo a possível venda da plataforma AdWords, que é o programa de anúncios do buscador.
Além disso, está sendo considerada a possibilidade de o Google ser forçado a ceder sua participação no navegador Chrome, já que este é de código aberto.
Por enquanto, o Departamento de Justiça mantém-se em silêncio sobre o assunto, mas fontes asseguram que “todas as opções estão sendo consideradas”.
O Google também não se pronunciou. Ainda assim, analistas de mercado acreditam que o governo americano encontrou uma oportunidade ideal para usar a empresa como exemplo na sua luta contra os monopólios das empresas de tecnologia.
Você leu sobre a possibilidade de o Google ser desmembrado. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!