Os Fundos Imobiliários (FIIs) entraram no gosto dos brasileiro, ou melhor ainda, no bolso deles. Acontece que a B3 (B3SA3) divulgou que o número de investidores ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas.
Somente em janeiro, o mercado ganhou 63 mil novos cotistas de FIIs, que somaram 2,062 milhões para ser mais preciso.
Em comparação com o ano de 2018, esse número é quase dez vezes maior do que o apresentado em dezembro de 2018, quando tinha 208 mil investidores.
- Participe do CEO Conference 2023, evento gratuito e online do BTG
“Por mais que esse ritmo de crescimento tenha diminuído, essa marca é uma marca expressiva. Quando a gente olha a distribuição desses investidores, é possível ver que quase dois terços são investidores de pessoa física”, destaca Carolina Borges, analista de FIIs da EQI Research.
Para reforçar o argumento de que os FIIs entraram no gosto dos brasileiros, a B3 aponta que 74,1% dos cotistas dos fundos imobiliários são pessoas físicas, enquanto que os institucionais representam 19,4%.
Em relação ao volume financeiro negociado, os CPFs correspondem por 67,7% do montante, contra 21,4% dos investidores institucionais.
“Outro fator relevante a mencionar é o patrimônio líquido. Pela primeira vez desde janeiro de 2022, em dezembro atingimos um patrimônio líquido de R$ 200 bilhões. Quando a gente olha o valor de mercado, ele está em R$ 146 bilhões. Isso mostra que a indústria está crescendo, amadurecendo e se consolidando no mercado”, informa Borges.
Quanto às expectativas, a analista indica que os FIIs devem continuar crescendo, mas com um ritmo mais cadenciado, ao contrário do que foi observado no final de 2019 até o início de 2021. Isso deve ocorrer por conta da alta de juros, que deve frear a entrada de novos investidores, mas o ritmo de crescimento deve continuar avançando.
- Quer aproveitar o boom dos FIIs para investir neles? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.






