Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Fundos Imobiliários
Notícias
Fusão entre IRIM11 e IRDM11: gestora abre mão da taxa de performance

Fusão entre IRIM11 e IRDM11: gestora abre mão da taxa de performance

A gestora Iridium anunciou, na noite desta segunda-feira (21), que irá renunciar à taxa de performance do fundo imobiliário $IRIM11. A decisão ocorre em meio ao processo de fusão entre IRIM11 e IRDM11, dois FIIs sob gestão da casa, e foi uma resposta direta à reação negativa do mercado à proposta de combinação dos veículos.

A fusão ainda precisa ser aprovada pelos cotistas e, segundo projeções da própria gestora, deve ser concluída apenas em novembro.

O objetivo declarado da operação é fortalecer o portfólio resultante por meio de uma estrutura multiestratégia, que reunirá ativos como imóveis físicos, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), cotas de outros fundos e ações de empresas do setor imobiliário.

A proposta visa aumentar a flexibilidade e a diversificação da carteira, em linha com a adaptação a cenários macroeconômicos mais voláteis.

Fusão entre IRIM11 e IRDM11

A primeira etapa do processo envolve a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do $IRDM11. Nela, os cotistas têm até o dia 30 de julho para aprovar a 13ª emissão de cotas, com expectativa de captação de até R$ 120 milhões. Os recursos devem ser utilizados para a aquisição de um fundo monoativo que detém um imóvel estratégico.

Caso aprovada essa primeira fase, será convocada uma nova AGE para deliberar sobre a dissolução e liquidação do IRDM11, com a consequente transferência dos ativos ao IRIM11. Ao final do processo, os cotistas do IRDM11 deverão receber uma combinação de dinheiro e novas cotas do IRIM11.

De acordo com estimativas preliminares da Iridium, cada 10 cotas do IRDM11 podem ser convertidas em aproximadamente 9 cotas do IRIM11, além de um pagamento em dinheiro de R$ 61,80 por cotista. A gestora ressalta que esses valores ainda podem sofrer alterações conforme a evolução do processo.

Reestruturação e busca por eficiência

A movimentação faz parte de um esforço mais amplo da Iridium para reestruturar seus fundos, visando maior eficiência na gestão e melhores condições de risco e retorno para os investidores. A consolidação também é vista como uma resposta às mudanças do ambiente econômico, ao fortalecer a resiliência da carteira e buscar maior atratividade frente à concorrência.

A fusão entre IRDM11 e IRIM11 se soma a outras iniciativas semelhantes no mercado de fundos imobiliários, que buscam simplificar estruturas e criar veículos com maior escala e diversificação para enfrentar desafios do setor.