O maior fundo soberano do mundo anunciou na quarta-feira (14) um lucro de 1,48 trilhão de coroas (equivalente a US$138 bilhões) no primeiro semestre, impulsionado principalmente por fortes retornos de seus investimentos em ações de tecnologia.
Conhecido como Fundo Global de Pensões do Governo, atingiu um valor de 17,75 trilhões de coroas ao final de junho. O enorme fundo soberano da Noruega também registrou um retorno global de 8,6% no primeiro semestre, apenas 0,04 pontos percentuais abaixo do seu índice de referência.
Detalhes do resultado
Nicolai Tangen, CEO da Norges Bank Investment Management, destacou que os investimentos em ações geraram um retorno “muito forte” no período.
“O resultado foi impulsionado principalmente pelas ações de tecnologia, devido ao aumento da demanda por novas soluções em inteligência artificial”, observou Tangen.
O fundo ainda informou que sua carteira de ações registrou um retorno de 12,5% no primeiro semestre do ano, enquanto suas carteiras de renda fixa e de imóveis não cotados apresentaram perdas marginais.
O soberano registrou retornos negativos de 17,7% em sua carteira de infraestrutura de energias renováveis não cotadas nos primeiros seis meses do ano. Segundo o relatório, o aumento nos custos de capital impactou negativamente o valor desses investimentos no período de janeiro a junho.
Em relação às perspectivas, Nicolai Tangen, da NBIM, afirmou em uma conferência de imprensa que não é esperado que os mercados de ações continuem subindo como nos anos anteriores, segundo a Reuters.
Tangen destacou também que a grande incerteza e a “situação geopolítica completamente diferente” indicam que agora há mais riscos para os mercados globais de ações.
O que é um fundo soberano?
Um fundo soberano é um fundo de investimento do governo utilizado para alocação em diferentes ativos financeiros. Composto de reservas excedentes do país, como superávit comercial, reservas bancárias, dinheiro de privatizações e royalties de commodities.
Funcionando de maneira semelhante aos demais fundos de investimento, os Sovereign Wealth Funds ou SWFs (fundo soberano em inglês) possuem seus objetivos, termos, riscos e preocupações com liquidez.
Os fundos soberanos possuem algumas classificações, elas são:
- Fundos de estabilização fiscal
- Fundos para gerações futuras
- Fundos de pensão
- Fundos de reserva de investimento
- Fundos soberanos de desenvolvimento estratégico
- Fundos direcionados a setores específicos
Após a crise hipotecária de 2008, os fundos soberanos ajudaram a resgatar bancos que levaram calotes como o CitiGroup, Merrill Lynch, UBS e Morgan Stanley.
O maior fundo soberano do mundo
Como um dos maiores investidores do mundo, o fundo soberano da Noruega foi criado na década de 1990 para investir o excedente das receitas geradas pelo setor de petróleo e gás do país. Até o momento, o fundo alocou capital em mais de 8.700 empresas, distribuídas por mais de 70 países ao redor do mundo.
Em 1969, uma das maiores reservas de petróleo do mundo foram descobertas na Noruega. Do dia para a noite, o país possuía uma gigante reserva de petróleo a ser explorada, fazendo com que a economia crescesse de maneira exponencial.
Ainda na época, foi decidido que a receita proveniente da extração de petróleo e gás seria utilizada de maneira cautelosa, buscando evitar um desbalanço na economia.
Foi então que, em 1990, o parlamento norueguês criou o Fundo Estatal de Pensões ou Fundo de petróleo da Noruega, com seu primeiro depósito realizado em 1996.
A constituição do Fundo Soberano da Noruega foi realizada, visando uma proteção contra os altos e baixos nos valores do barril de petróleo, bem como para um reserva financeira e plano de poupança para gerações futuras.
Você leu sobre o lucro do maior fundo soberano do mundo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!