Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Estados aprovam congelamento de ICMS sobre combustíveis

Estados aprovam congelamento de ICMS sobre combustíveis

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou nesta sexta-feira o congelamento por 90 dias do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)

O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) aprovou nesta sexta-feira (29) o congelamento por 90 dias do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) cobrado sobre a venda de combustíveis.

A decisão foi tomada às vésperas da paralização dos caminhoneiros, prevista para a próxima segunda (1). Hoje o preço médio do combustível varia a cada 15 dias, e segundo o Ministério da Economia, o objetivo é manter o valor estável até o dia 31 de janeiro de 2022.

Greve dos Caminhoneiros

Os caminhoneiros reiteraram a paralização em reunião realizada na Câmara dos Deputados, exibida por videoconferência, e segundo os transportadores, é possível haver um acordo, caso, o governo tenha interesse em ouvir a classe.

Além de alegarem valor abusivo no diesel e em derivados de petróleo, os caminhoneiros solicitam o cumprimento do piso mínimo para o frete rodoviário, a aposentadoria especial a partir de 25 anos de trabalho e o fim da política do preço de paridade de Importação da Petrobrás para combustíveis.

A culpa é do ICMS?

O ICMS é parte no aumento dos preços em produtos de petróleo, porém não há associação direta ao imposto estadual, já que não houve alteração da alíquota nos últimos anos.

Publicidade
Publicidade

A questão é que o preço do combustível é atrelado ao mercado internacional de petróleo e ao câmbio. Em resumo: a refinadora está sujeita à volatilidade nos valores do barril de outros países. A desvalorização do real frente ao dólar é outro entrave que reflete diretamente nas bombas de combustível.

Nas últimas semanas, o litro da gasolina brasileira subiu 0,61%, passando de R$ 6,321 pra R$ 6,36, o que representa um avanço de 41,96%.

De acordo com a Associação Nacional de Petróleo (ANP), cinco itens fazem parte do valor final de uma gasolina comum: preço do produtor – como a Petrobrás; preço do etanol – vale lembrar que a gasolina contém 27% de álcool; tributos federais como PIS, Cofins e Cide; Imposto Estadual (ICMS) e a distribuição, transporte e revenda.