Olá investidor! Está chegando à reta final a nossa jornada com o Guia para Investir em Ações utilizando Análise Técnica. E hoje falaremos sobre ponto de entrada e saída nas operações em bolsa.
Você aprendeu até aqui a dinâmica do mercado e algumas estratégias para poder operar na bolsa de valores. Vamos relembrar?
- Guia para investir em ações: entendendo a Análise Técnica
- Guia para investir em ações: entenda gráficos e observação de padrões
- Guia para investir em ações: Análise com indicadores
- Guia para investir em ações: saiba como escolher sua estratégia de operação
Mas, mesmo depois de todo esse conteúdo, um dos principais desafios para manter a consistência de resultados é o fator psicológico. Para minimizar esse risco, é fundamental ter uma estratégia de entrada e saída de uma operação.
Ponto de entrada e saída nas operações em bolsa: Defina seu ponto de entrada
Utilizando o seu aprendizado até aqui, tenha uma definição clara da sua estratégia operacional e defina quando será acionada a entrada dela, seja de compra ou de venda.
Você pode replicar uma estratégia já utilizada no mercado como o cruzamento de médias moveis ou pode usar combinações de indicadores como os que mencionamos no nosso Guia.
Ponto de entrada e saída nas operações em bolsa: Defina o seu objetivo
Dentro da estratégia escolhida, qual a região de preços mais provável que a ação pode alcançar? Estabeleça o preço de saída em busca do lucro esperado conforme o plano traçado anteriormente.
- Leia também: Day Trade – veja as operações diárias de compra e venda recomendadas para hoje
- Suporte e resistência: veja ações com tendência de alta no pregão de hoje
Defina a sua perda máxima
Caso a operação tenha as características para dar entrada, mas os preços não se comportem conforme o esperado, tenha sempre um plano de realização para que não haja maiores prejuízos.
Se for possível, o ideal é que o seu limite de perda seja em torno de 1/3 do lucro que está buscando na operação. Isso porque, matematicamente, você ganha uma margem de três operações com prejuízo para neutralizar uma operação com lucro, lembrando que esses valores são aproximados, já que não estamos considerando os custos operacionais nesse levantamento.
Ponto de entrada e saída nas operações em bolsa: Ordem limite
Para ter mais eficiência na execução da estratégia, é possível colocar as ordens de execução como ordens limitadas e, assim, entrada e saída poderão ser operacionalizadas com mais tranquilidade, sem precisar ficar acompanhando o mercado em tempo real, esperando os preços adequados para lançar as ordens.
A importância da prática
Através desse Guia, tentamos simplificar e direcionar os principais tópicos de utilização da análise técnica para operar na bolsa de valores, mas saiba que é essencial treinar bastante para reconhecer padrões cada vez mais intuitivamente.
Com o tempo, você mesmo irá aperfeiçoando as próprias estratégias, para que se adaptem ao seu perfil como investidor, ao seu ritmo e inclusão das análises na sua rotina.
Através desse Guia completo, será possível colocar o conhecimento adquirido em prática e tornar a sua jornada na bolsa de valores um pouco menos desafiadora.
Obrigada por nos acompanhar até o final! Treine o máximo possível e continue aprofundando o seu conhecimento, conforme for se sentindo mais confortável em realizar as suas análises. Há ainda um caminho longo a percorrer e explorar. Te aguardo em uma próxima jornada, até mais!
Por Larissa Lima, analista da EQI Research
Você leu sobre ponto de entrada e saída nas operações em bolsa. Para mais notícias sobre ações, clique aqui.