Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
EQI Research
Depois de um ciclo difícil, Localiza negocia com desconto e reabre a tese de investimento
Oferecido porEQI Research

Depois de um ciclo difícil, Localiza negocia com desconto e reabre a tese de investimento

A expectativa de início do ciclo de cortes de juros em 2026, somada a múltiplos comprimidos e a um cenário de normalização operacional, recoloca a Localiza no radar dos investidores

A perspectiva do início do ciclo de cortes de juros no Brasil poderá ser um divisor de águas para a Localiza (RENT3).

De acordo com a EQI Research, a queda da Selic tende a favorecer a Renda Variável, sobretudo empresas alavancadas.

É este contexto que a casa de análises coloca a Localiza como uma oportunidade a ser acompanhada de perto.

“Nesta semana, trago a ideia de compra de Localiza (RENT3), como uma alternativa para surfarmos esse ciclo potencialmente muito positivo para ela”, escreve a EQI Research, em relatório assinado por Nícolas Merola (CNPI).

O que ficou no retrovisor da Localiza?

A EQI Research relembra que, no pós-pandemia, a Localiza atravessou um período operacionalmente mais complexo, com choque de custos e restrições na cadeia produtiva — com impacto direto no mercado de veículos. O relatório cita a escassez de insumos e destaca que uma das cadeias afetadas foi a de microchips.

Publicidade
Publicidade

Nesse ambiente, a alta de preços de veículos trouxe um efeito ambíguo: de um lado, estoques poderiam se valorizar; de outro, a companhia precisou renovar frota comprando mais caro, com limitação de repasse para o aluguel.

A análise também atribui parte da pressão de resultados à estrutura financeira, ao mencionar que, para sustentar crescimento, a empresa contraiu dívida em um período de juros elevados, pressionando a despesa financeira.

O pano de fundo começa a mudar

Para 2026, a EQI Research aponta dois vetores principais que podem aliviar parte dos “fardos do passado”.

O primeiro é financeiro: com o início do ciclo de cortes de juros no Brasil, a Localiza poderia reduzir a pressão da despesa financeira e gerar economia no serviço da dívida.

O segundo é operacional e passa pela idade média da frota. O relatório lembra que, no auge da escalada de preços no pós-pandemia, a companhia retardou parte das aquisições, aguardando estabilização do mercado. Ao mesmo tempo, afirma que esse processo de renovação já vem ocorrendo.

“Entretanto, parte desse investimento em renovação de frota já vem sendo feito e sua idade média se reduziu de quase 16 meses de idade para próximo de 10 meses”, diz o relatório.

Há, porém, um ponto de atenção embutido nessa normalização: com uma frota mais renovada, uma eventual queda nos preços de veículos pode significar maior depreciação e pressionar resultados no curto prazo

O “desconto” que recoloca o papel na tese

A Ideia de Trade da EQI Research ainda dedica um bloco à leitura de valuation e afirma que a Localiza está em um dos menores níveis de múltiplos históricos, em um contexto ainda carregado de incertezas locais e macro.

“A Localiza apresenta um de seus menores múltiplos históricos. Ela, hoje, negocia próximo de 11x seu preço sobre o lucro esperado para os próximos 12 meses”, afirma a EQI Research.

O texto compara esse patamar com a série histórica e lembra que, nos últimos 10 anos, algo semelhante ocorreu entre 2024 e 2025, quando os juros saíram de 10,5% ao ano para 15% ao ano.

Leia também:

Riscos e volatilidade seguem no jogo

Apesar do desconto, a EQI Research ressalta que a tese não é “linear” e lista riscos no curto prazo, começando pelo comportamento dos preços de veículos novos e a dinâmica competitiva.

O relatório também chama atenção para a volatilidade do papel — ponto relevante para calibrar expectativa de quem considera a tese.

“A volatilidade histórica do ativo é substancialmente maior que a do Ibovespa: 44% versus 23% nos últimos dois anos”, destaca o relatório.

A casa ainda menciona que o cenário macro pode seguir oferecendo ruído ao longo do ano, com temas como discussões fiscais, fim de isenções tributárias e eleições.

A leitura acima resume o contexto e a tese central que sustenta a Ideia de Trade em Localiza. Para quem quiser se aprofundar na estratégia completa (incluindo detalhes de acompanhamento, gatilhos e leitura de risco), o conteúdo integral está disponível no app EQI+.