Nesta pauta, você entenderá o significado de algumas palavras que causam verdadeiro pavor em governantes, investidores, trabalhadores, empresários e na população em geral. Conheça o que é recessão, depressão e estagnação econômica.
O que é recessão econômica?
O que significa PIB?
O Produto Interno Bruto (PIB) corresponde ao conjunto de todos os bens e serviços produzidos dentro das fronteiras de uma região ou país. Este somatório leva em conta toda a produção de um período, geralmente um ano.
Conheça as consequências da recessão econômica:
A recessão econômica faz com que as pessoas consumam menos. Com o consumo menor, as empresas ficam com capacidade ociosa, isso gera a demissão de funcionários. Com menos gente trabalhando e consumindo, cai a arrecadação de impostos, o consumo das famílias, o poder de investimentos do governo, a renda, a confiança dos empresários, etc. Esses fatores, com o tempo, vão gerando um círculo vicioso na economia.
Quais os fatores que desencadeiam a depressão econômica?
A depressão econômica é caracterizada pelos seguintes fatores:
a) Crédito restrito e caro.
b) Oscilações significativas na taxa de câmbio.
c) Crise severa de confiança.
d) Elevadíssimo nível de falências empresariais.
e) Desemprego em alta e renda em queda.
f) Baixo nível de produção e investimento.
g) Redução drástica nas transações comerciais.
h) Períodos com deflação ou hiperinflação.
O que acontece com o mercado financeiro em períodos de depressão econômica?
Nessa situação, o mercado financeiro sofre longos períodos de queda acentuada. Esses períodos podem ser iguais ou superiores há quatro anos.
O que é a estagnação econômica?
Na estagnação econômica, o país cresce menos do que o seu potencial. Essa situação leva a números instáveis no PIB, se comparados com a sua real capacidade de expansão.