Se você é investidor, já deve ter ouvido a expressão marcação a mercado. Mas, você sabe o que é e como funciona a marcação a mercado?
Bom, neste artigo, vamos elucidar suas dúvida em relação a essa metodologia.
A marcação a mercado foi adotada para evitar a transferência de riqueza entre os investidores. Ou seja, mostrar o valor real do ativo investido no dia observado. Para isso, diariamente, os ativos são cotados no mercado, visando descobrir seu valor.
Por exemplo, o preço de uma cota de fundo é determinada pelo valor real dos ativos que compõe a carteira de investimentos. Ou seja, reflete o preço atualizado, de acordo com praticado pelos participantes do mercado.
Segundo a Suno Research, a metodologia é a mesma para todos os ativos da bolsa. No entanto, o que muda é a maneira como são coletados os preços desses ativos. Normalmente são utilizados os dados do fim do dia. Na renda variável poe der usado preço médio dos ativos durante o pregão.
A Suno acrescenta, na maioria das vezes o Administrador deve divulgar, diariamente e minimamente, a marcação a mercado.
A utilização da marcação a mercado promove maior transparência ao mercado. Isso porque permite ao investidor uma comparação mais eficiente dos ativos disponíveis.