Com a missão de assessorar o conselho de administração, foi criado nessa quarta-feira (22), pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) (VALE3), o comitê de nomeação.
Entre as tarefas, caberá ao comitê propor melhorias relacionadas à estrutura, tamanho e composição do conselho, como também recomendar competências, perfis e potenciais candidatos ao colegiado.
- Aumente seus ganhos. Consulte nossa Planilha de Monitoramento de Carteira
Triunvirato
De acordo com a Vale, o novo conselho será formado por três membros – um deles, o presidente do conselho de administração, e os demais, que devem ser independentes.
Na primeira fase de formação do comitê, a coordenação será feita por Pedro Parente, por escolha direta do conselho de administração da CVRD.
Ex-presidente de grandes empresas, como Petrobras (PETR4), RBS e Grupo Bunge, além ex-ministro da Casa Civil, Planejamento e das Minas e Energia (governo Fernando Henrique Cardoso), Parente é atualmente presidente do conselho de administração da BRF (BRFS3).
Embraer participa
Também escolhido membro do comitê em formação o atual presidente do conselho de administração da Embraer, Alexandre Gonçalves Silva, foi também conselheiro de grandes indústrias, como Ultrapar (UGPA3), Votorantim Cimentos (BMVE3), Nitroquímica e Iochpe-Maxion (MYPK3).
Em comunicado ao mercado, a Vale explicou que “a criação do comitê de nomeação foi um compromisso assumido pela Vale em seu Manual para Assembleia 2020”.
Sem renovação
A mineradora acrescenta que a iniciativa “faz parte da transição pela qual a companhia está passando, em que o atual acordo de acionistas expira em novembro próximo e não poderá ser renovado”.
“O conselho de administração está conduzindo essa transição de forma ordenada e equilibrada, conforme o modelo de governança, para adaptá-lo às exigências do ‘regulamento do novo mercado’, às demandas de investidores e às boas práticas internacionais”, concluiu a Vale.
- Para aprender tudo sobre COE, clique aqui.