Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Educação Financeira
Notícias
Vale a pena investir em ações buscando somente dividendos? Confira

Vale a pena investir em ações buscando somente dividendos? Confira

Vale a pena investir em ações olhando apenas se a empresa é boa pagadora de dividendos? Para o analista João Zanott, da EQI Research, a resposta direta é: não. Isso porque o investidor precisa levar em consideração uma série de fatores e não apenas se remunera bem os acionistas. Ele diz que é importante que o dividendo seja sustentável e saudável.

Segundo o analista, os proventos devem vir da geração de caixa operacional de uma empresa, em outras palavras, do lucro. “Então, a empresa tem que usar o seu lucro gerado para pagar o investidor. Esse, sim, é um dividendo saudável”, comentou Zanott.

Além disso, um cuidado que o investidor deve ter é não olhar o dividend yield (DY), como dos últimos 12 meses, e escolher a ação que ele quer comprar olhando o DY mais elevado. É importante que tentar projetar o futuro da empresa.

Investir em ações: geração de caixa também é outro fator importante

No Brasil, a estratégia de escolher ações boas pagadoras de dividendos deu certo historicamente, porque essa estratégia, seleciona algumas ações que têm algumas características que são valiosas no mercado brasileiro, como baixo endividamento, geração de caixa consistente, entre outras.

Mesmo assim, Zanott explica que o investidor não deve usar o dividend yield como o único critério na hora de decidir em qual ação ele deve investir. É importante que ele tenha uma abordagem de tentar ver qual vai ser a geração de caixa futura da empresa e se essa empresa vai continuar crescendo.

“Uma abordagem interessante que a gente gosta é escolher empresas que tenham dividend yield médio, na casa dos 4% ou 5%, mas que conseguem conciliar o pagamento desse dividendo com o crescimento”, disse ele.

Então a empresa que está investindo em novos mercados, em novos ativos e está entregando novos produtos, tem o potencial de continuar pagando dividendos e até mesmo elevar os proventos com o passar dos anos.