Jeff Bezos, co-fundador da Amazon (AMZO34), sugeriu que a China pode ganhar influência com a aquisição do Twitter por Elon Musk. A insinuação foi feita ontem (25) pelo Twitter (TWTR34), logo após o CEO da Tesla (TSLA34) comprar a rede social pelo valor de US$ 44 bilhões.
Bezos compartilhou a publicação de um usuário, citando as relações comerciais da Tesla com a China (em 2018, Musk estabeleceu uma fábrica da Tesla em Xangai e a empresa depende do fornecimento de materiais por parte de companhias chinesas), com a pergunta: “O governo chinês acabou de ganhar um pouco de influência sobre a praça da cidade?”.
A questão é que o Twitter, bem como o Facebook, Instagram, Youtube e outros sites ocidentais, é proibido na China por meio do Grande Firewall (Projeto Escudo Dourado), sistema de vigilância e censura promovido pelo Ministério da Segurança do governo.
No entanto, ele mesmo respondeu ao questionamento, dizendo que isso provavelmente não vai ocorrer. Segundo Bezos, o “resultado mais provável a esse respeito é a complexidade na China para a Tesla, em vez de censura no Twitter”.
Apesar da ressalva, o CEO da Amazon destacou que Musk sabe lidar com esse tipo de situação. “Mas veremos. Musk é extremamente bom em lidar com esse tipo de complexidade”, ressaltou.
Mais uma disputa entre os dois bilionários
O tuíte de Bezos é apenas mais uma das disputas entre os dois homens mais ricos do mundo, como lembra a publicação da CNBC desta terça-feira (26).
Uma dessas competições está relacionada às ambições espaciais de ambos. Enquanto Musk é CEO da Space X, Bezos tem seu próprio negócio espacial, a Blue Origin.
- Quer saber como investir em BDRs do Twitter (TWTR34)? Então, confira este artigo: BDR do Twitter (TWTR34): saiba como investir na rede social.