Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Trump perdoa quatro colarinhos brancos

Trump perdoa quatro colarinhos brancos

O presidente dos EUAs, Donald Trump, perdoou alguns condenados da justiça nesta terça-feira (11). Os crimes variavam entre fraudes fiscais, roubo e drogas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão a alguns condenados nesta terça-feira (11). Entre os salvos estão criminosos de colarinho branco, como o investidor Michael Milken, e o político Rod Blagojevich. E até infratores em crimes relacionados a fraudes fiscais, roubo e drogas.

Assim, um dos perdoados que mais chamou atenção foi o ex-governador democrata Rod Blagojevich. O político governou o estado americano de Illinois de 2003 até seu impeachment, condenação e destituição do cargo em 2009. Blagojevich foi condenado por tentar vender a cadeira que Barack Obama esvaziou no Senado ao ser eleito presidente dos EUA.

Enquanto esperava ser julgado, o ex-governador participou do reality show liderado por Trump, o Celebrity Apprentice (O Aprendiz, no Brasil). O presidente americano ridicularizou a sentença atribuída a Blagojevich, em 2012, de 14 anos. As acusações de fraude eletrônica, extorsão e tentativa de suborno sustentaram a condenação.

Outro nome de destaque na lista de Trump é Michael Milken. Investidor, ele já foi apelidado como o “rei dos títulos de alto risco” de Wall Street. Após ser indiciado em 1989, por informações privilegiadas, Milken se declarou culpado por violações de valores mobiliários. Ainda chegou a cumprir aproximadamente dois anos de prisão e pagou fiança de US$ 1,1 bilhão.

Em declaração aos repórteres em Washington, Trump também minimizou a condenação.  “Temos Mike Milken, que fez um trabalho incrível para o mundo com todas as suas pesquisas sobre o câncer. Pagou um preço alto, pagou um preço muito difícil.” Isso porque o investidor comanda o Instituto Milken, uma entidade sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento de pesquisas desde câncer ao mercado financeiro. Todo ano, os gigantes das finanças comparecem à Conferência Global do Milken Institute, que atrai outros filantropos e investidores.

Publicidade
Publicidade

Concessões de Trump

Trump também concedeu perdão ao ex-proprietário do time de futebol San Francisco 49ers, Eddie DeBartolo Jr, por envolvimento em um esquema de suborno. O presidente americano perdoou o ex-comissário do Departamento de Polícia de Nova York, Bernard Kerik, por declarações falsas e fraude fiscal.

Ainda eximiu o empresário Ariel Friedler, por acesso indevido a um computador protegido; David Safavian, oficial de compras dos EUA, por acobertar laços comprometedores. Bem como Paul Pogue, por fraude fiscal e Angela Stanton, por roubo de anel de veículo.

Por fim, Trump converteu as sentenças de outras três mulheres, sob condenação por crimes como fraude com o governo federal e drogas.