O presidente americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16) que a crise desencadeada com o avanço do coronavírus poderá perdurar até julho ou agosto, quando a pandemia poderá ser controlada.
Segundo Trump, o governo pode considerar o bloqueio de “certas áreas” ou “pontos” do país, de acordo com CNBC.
A repórteres na sala de reuniões da Casa Branca, ele disse ainda que está considerando um bloqueio nacional completo.
Wall Street
Após dois circuit breaker acionados, as bolsas em Nova York aceleram as perdas, com as declarações de Trump, e fecharam no pior pregão desde 1987.
O Dow Jones recuou 12,93%, o S&P perdeu 11,98% e o Nasdaq desvalorizou-se 12,32%.
Fed
O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou neste domingo (15) o segundo corte de juros em menos de duas semanas, em uma medida para combater os efeitos da pandemia do coronavírus sobre a economia.
Segundo o Fed, a nova faixa de juros será 0% a 0,25% e foi decidida em reunião extraordinária – com nove votos a favor e um contra.
O banco central americano lançou ainda um programa de flexibilização quantitativa de US$ 700 bilhões.
“O surto do coronavírus prejudicou comunidades e interrompeu a atividade econômica em muitos países, incluindo os Estados Unidos. As condições financeiras globais também foram significativamente afetadas”, escreveu o Fed.
Segundo o comunicado, os efeitos do coronavírus irão pesar na atividade econômica no curto prazo e representar riscos para as perspectivas econômicas.
Tá, e aí?
Embora as ações do banco central possam ajudar a facilitar o funcionamento dos mercados, muitos investidores disseram que, em última análise, desejam ver casos de coronavírus chegando e caindo nos EUA antes que seja seguro correr riscos e comprar ações novamente.
“O Fed explodiu sua bazuca monetária com certeza”, disse Peter Boockvar, diretor de investimentos do Bleakley Advisory Group, segundo informações da CNBC.
Segundo Boockvar, porém, nenhuma quantia de dinheiro “chovendo do céu vai curar esse vírus”. “Somente o tempo e a medicina o farão”, disse.
A decisão do Fed e a possível redução de impostos para os consumidores, além de um resgate para as companhias aéreas, é um fator que poderia melhorar o humor dos investidores.