Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
STF suspende julgamento sobre desinvestimento da Petrobrás (PETR3 PETR4)

STF suspende julgamento sobre desinvestimento da Petrobrás (PETR3 PETR4)

O Supremo Tribunal Federal (STF) interrompeu na tarde desta quarta-feira (19) o julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o decreto que facilita o plano de desinvestimento da Petrobrás, de acordo com informações do Broadcast.

A sessão foi interrompida em razão da ausência dos ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia, quando o placar estava em 4 a 4.

Ao proferir seu voto, na abertura do julgamento, o ministro Marco Aurélio Mello disse que o decreto é inconstitucional por dispensar a licitação no processo da cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo pela Petrobrás. Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber seguiram o mesmo entendimento. O ministro Alexandre de Moraes discordou, argumentando que desde 1997 situações excepcionais podem dispensar o processo licitatório tradicional. Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Luiz Fux tiveram o mesmo entendimento.

O presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, que ainda não votou, informou, após suspender a sessão, que o tema voltará ao plenário depois de 19 de março, quando acaba a licença médica de Celso de Mello.

O decreto que trata do processo especial de cessão de direitos de exploração e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos pela Petrobras foi editado no governo Michel Temer. O PT ajuizou uma ação contra a medida sob argumento que cabe ao Congresso Nacional estabelecer as regras para o setor.

Publicidade
Publicidade