Depois do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), integrante da comitiva presidencial que foi aos Estados Unidos na semana passada, mais um funcionário do Senado Federal foi testado positivo para o novo coronavírus, o Covid-19: uma funcionária da biblioteca, que, segundo a Folha de São Paulo, não teve o nome revelado.
O Brasil já tem 234 casos confirmados, de acordo com o boletim de segunda-feira (16) do Ministério da Saúde. Outros 2.064 brasileiros estão sob suspeita.
“Com o agravamento da situação, sessões de comissões começaram a ser canceladas e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), estuda uma maneira de permitir votação remota, sem a necessidade de os parlamentares irem até o Congresso”, informa o jornal paulista.
Comissões canceladas
Diversas reuniões e comissões têm sido canceladas por causa do temor do coronavírus. Entre elas, a reunião dessa segunda-feira da CPMI das Fake News; e a audiência pública que a Comissão de Serviços de Infraestrutura realizaria nesta terça-feira (17) com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Congresso virtual
Segundo a Agência Senado, “com o avanço da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ganham destaque no Senado dois projetos que permitem votações em ambiente virtual. Os textos poderiam facilitar o trabalho dos parlamentares, já que mudanças têm sido feitas na Casa para conter o avanço da doença, como a justificativa de ausência de senadores e o teletrabalho para servidores com mais de 65 anos (grupo com maior risco de mortalidade pela doença). Ambos tramitam na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)”.
“Hoje as pessoas fazem transações bancárias e votam, o Supremo Tribunal Federal julga em algumas situações, tudo isso em ambiente virtual com segurança. Basta que haja requisitos mínimos, como biometria e um ambiente preparado para tanto. Não há mais sentido, em pleno 2020, imaginar que só se consegue dialogar, debater e votar com todos juntos em uma sala”, disse o autor de um dos projetos, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).
Essa é a ideia de Alcolumbre. Mas os aspectos legais e tecnológicos ainda precisam ser superados. Há expectativa de que ainda esta semana esses trâmites possam ser resolvidos para que o Congresso, em tempos de crise de saúde como o que o mundo vive agora, possa operar de modo virtual.
Os senadores estão, em sua maioria, fazendo exames para o Covid-19.
LEIA MAIS
Governo do Rio vai determinar situação de emergência por causa do Covid-19
Coronavírus: CVM orienta mercado sobre melhores práticas de ofertas públicas