Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Há uma semana do Copom, fala de Campos Neto reforça aposta em alta de 1 pp da Selic

Há uma semana do Copom, fala de Campos Neto reforça aposta em alta de 1 pp da Selic

A uma semana do início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para a definição da nova taxa básica de juros, Selic, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que não vai “alterar o plano de voo” a cada número novo de alta da inflação, dando a entender que manterá a possível alta de 1 ponto porcentual na definição da quarta-feira da semana que vem (22).

Na ata da reunião de agosto, o Copom confirmou a elevação da Selic de 4,25% para 5,25%, já adiantando que ela deveria alcançar 6,25% em setembro.

Se confirmada, a alta de 1 ponto porcentual será a segunda desta magnitude, após três elevações de 0,75 ponto porcentual. Antes disso, a Selic permaneceu sete meses mantida em 2%, seu piso histórico.

Campos Neto participou do BTG Macroday, último evento em que poderia falar antes do período de silêncio pré-Copom.

Segundo o presidente do Banco Central, a taxa Selic será levada até o patamar necessário para alcançar a meta da inflação. “Vamos levar a Selic aonde precisar, mas não vamos reagir sempre a dados de alta frequência”, disse. “Essa é uma mensagem importante”, frisou.

Publicidade
Publicidade

Outras projeções para a taxa de juros

Na segunda-feira (13), o Boletim Focus trouxe estimativa de taxa de juros a 8% até dezembro, ante 7,63% da semana passada.

A alta na projeção veio após o IPCA de agosto, que subiu 0,87%, acima da projeção de 0,71% do mercado. O IPCA já acumula altas de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses.

Para o BTG Pactual (BPAC11), a Selic deve chegar a 8% ao ano até dezembro de 2021 e a 8,5% em 2022.

Selic e IPCA de acordo com Focus

Reprodução/Focus e BTG