Nesta quinta-feira (19), o Brasil contabilizou mais 3 óbitos em decorrência do novo coronavírus, um em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.
O país tem agora sete mortos em virtude da doença.
O caso de São Paulo acompanha as quatro mortes anteriores, em hospital da operadora de saúde Prevent Senior.
A companhia não forneceudetalhes da pessoa que faleceu e nem notificou a Secretaria de Saúde de São Paulo.
O Portal UOL noticiou que a operadora de saúde trata em seus hospitais 123 pacientes. “Deles, 28 tiveram a confirmação para coronavírus”.
Casos no Rio de Janeiro
As duas mortes registradas no Rio de Janeiro não aconteceram nessa quinta-feira (19), mas na terça (17) e ontem.
O primeiro caso foi noticiado na terça-feira, pela prefeitura do município de Miguel Pereira, no sul fluminense.
A vítima, uma mulher de 63 anos, apresentava comorbidades e fazia parte do grupo de risco para a Covid–19. Ela trabalhava na casa de uma paciente também confirmada com o Covid-19 que não a dispensou dos serviços, infectando-a.
Sua morte demorou a ser confirmada como decorrência do vírus porque seu caso não estava entre os acompanhados e analisados pela a Secretaria de Saúde.
Ela apresentou sintomas no domingo (15). Deu entrada em uma unidade de saúde do município no dia seguinte, apresentou piora no quadro e morreu na terça, mesmo dia que o material chegou para a análise no laboratório, que hoje confirmou a causa.
O segundo caso caso refere-se a um morador de Niterói, que faleceu na quarta-feira (18). O idoso de 69 anos era diabético e hipertenso e apresentou os primeiros sintomas, como febre, tosse e mialgia, no último dia 11 de março.
“Ele teve contato com caso confirmado que viajou para o exterior. O material para análise deu entrada no Lacen (Laboratório Central Noel Nutels) nessa quarta e foi confirmado no início da tarde de hoje”, diz nosa da secretaria.
Declarações
“Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus nos atinge a todos. É momento de reflexão e de pensarmos nos que mais amamos. É por isso que reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo”, lamenta o governador Wilson Witzel.
“Quero também expressar a minha solidariedade a essa família. Faço um apelo à população que acredite na gravidade da situação e siga as orientações das autoridades de evitar sair de casa e ir a unidades de saúde sem necessidade. Reforço que nós não vamos descansar na luta para que casos como esses ocorram em menor número possível”, diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.
Até aqui, o Rio de Janeiro confirmou 65 casos e 2 mortes pelo Covid-19. São Paulo tem 244 casos e 5 mortes.
O Brasil tem 548 casos confirmados e 7 mortes.
LEIA MAIS
Transmissão, críticas, mudanças de discurso: vejas as baixas do governo com o coronavírus
Covid-19: mundo luta contra vírus que acontece “uma vez a cada 100 anos”