Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Saiba como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil

Saiba como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil

Com a epidemia do coronavírus, Covid-19, a população se voltou aos cuidados com prevenção para não contrair o vírus e ter de ir aos hospitais. O Brasil é o único país com mais de 200 milhões de habitantes, que possui um sistema de saúde público e gratuito. De acordo com o portal do médico Drauzio Varella. Mas, você sabe como esse sistema funciona? 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde o simples atendimento, para avaliar a pressão arterial. Indo até o transplante de órgãos, o que garante à população acesso integral, gratuito e universal.

Todos os brasileiros possuem o direito de atenção integral à saúde, por meio desse sistema. Desde a gestação até a terceira idade, com o objetivo de promover a saúde, realizar prevenções e garantir qualidade de vida.

Para garantir o acesso a toda população, o SUS conta com um orçamento ao governo de R$ 25 mensais por pessoa. Sendo este valor dez vezes menos em comparação a sistemas de saúde dos países desenvolvidos. Além de ser um valor abaixo de qualquer mensalidade oferecida para plano de saúde particular.

O orçamento para que o SUS continue funcionando vem de contribuições sociais, de patrões e empregados. Por meio do INSS, por exemplo. Além do pagamento de impostos embutidos:  nos preços de produtos e serviços (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS); IPI (Imposto de Produtos Industrializados); impostos sobre o lucro (Cofins); sobre os automóveis (IPVA) e sobre a moradia (IPTU).

Publicidade
Publicidade

Modelos de sistemas de saúde

Existem dois tipos de sistemas de saúde, utilizados no mundo pelos governos. São eles, o sistema universal e o segmentado.  O modelo universal, é  o SUS, adotado pelo Brasil, consiste em oferecer atendimento amplo e irrestrito a todos os cidadãos. Independente da classe social, com verba vinda do financiamento público.

No modelo do sistema universal há o sistema privado, em que fica como parte suplementar. Para tratamentos e procedimentos específicos a cada paciente.

Já o modelo de sistema segmentado, consiste em atender nichos nas sociedades. O público e privado se misturam, tanto no modo do atendimento quanto no financiamento. Em que, um completa o outro.