Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Restrições de circulação derrubam vendas no varejo

Restrições de circulação derrubam vendas no varejo

Em uma semana, o comércio varejista brasileiro sofreu uma queda de 25,2%. É o que aponta levantamento feito pela Boa Vista, empresa de análise de crédito.

Em uma semana, o comércio varejista brasileiro sofreu uma queda de 25,2%. É o que aponta um levantamento feito pela Boa Vista, empresa de análise de crédito.

A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 22 de março. Período em que já estavam em vigor medidas de restrição para contenção da pandemia de coronavírus.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda registrada foi de 9,5%.

Apenas no último final de semana (20 a 22 de março), o recuo nas vendas foi de 36,6% na comparação com o final de semana anterior (13 a 15 de março). Neste período já havia medidas restritivas.

Na comparação com o final de semana de 6 a 8 de março, o recuo foi de 44,3%. Nestas datas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não havia decretado pandemia, .

Publicidade
Publicidade

As quedas foram sentidas mais fortemente nas vendas de lojas físicas, diretamente afetadas pela menor circulação de pessoas. Mas também puderam ser observadas no comércio online. Isto porque as incertezas quanto à duração do surto e os efeitos sobre o mercado de trabalho influenciam as decisões de consumo.

Vendas no varejo: metodologia utilizada

O levantamento foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), banco de dados da Boa Vista. Foram consideradas as consultas realizadas em todo o país de 6 a 22 de março de 2020.