Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Filhos inteligentes enriquecem sozinhos: entenda como educar financeiramente

Filhos inteligentes enriquecem sozinhos: entenda como educar financeiramente

O ato de educar é uma responsabilidade enorme que os pais têm sobre os filhos. De acordo com o pedagogo Paulo Freire, ensinar é um ato de amor. Por isso, diversos pais buscam informações variadas na internet, a fim de ajudar na educação dos filhos e isso inclui a educação financeira.

Lidar com o dinheiro ainda é um tabu em diversos lares no Brasil. Ainda mais em uma geração que cobra cada vez mais dos pais artigos consumistas como roupas de marca, celulares de última geração, dentre outras coisas.

Diante disso, o escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi, em “Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos”, defende que a educação financeira deve ser adotada desde a idade em que a criança começa ter noção da realidade do mundo, por volta dos cinco ou seis anos. 

Apesar da recomendação, Cerbasi avalia que os responsáveis não devem iniciar a educação com planilhas complicadas e duras advertências sobre o dinheiro. Se estes métodos já são ineficazes para os adultos, imagina para uma criança. 

Segundo o autor, o ensinamento deve ser baseado por meio de atitudes simples e ferramentas interessantes para as crianças compreenderem uma postura saudável sobre as suas finanças. 

Publicidade
Publicidade

Dentre outras coisas, o texto orienta e oferece dicas de como equilibrar o dinheiro com a vida pessoal. Inclusive, o livro em muitos trechos ressalta sobre a importância de comportamentos eticamente corretos.

  • Quer saber mais sobre educação financeira e como ensiná-la aos filhos? O tema estará entre os diversos painéis da Money Week, evento online e gratuito que acontece de 25 a 29 de outubro. Faça aqui sua inscrição! 

Educação financeira pelo exemplo

Cerbasi aponta que, normalmente, os pais pensam que a educação é o método para impedir que os filhos repitam os seus erros do passado. Com isso, eles estão mais preocupados em deixar um legado de segurança financeira para os filhos do que ensiná-los sobre a importância de aplicar os recursos em um fundo de emergência.

Desta forma, os progenitores preferem investir em bens como imóveis e veículos, ao invés de aplicar o dinheiro em uma empresa familiar ou orientar os filhos sobre quais fundos a rentabilidade é melhor.

Com isso em mente, Cerbasi indica que os pais devem ter fundamentos de educação financeira para conseguir ensinar a importância que o dinheiro tem na vida das pessoas. Para orientar melhor o leitor, o autor do livro apresenta um questionário para saber o quanto você está preparado para educar seus filhos financeiramente. 

De acordo com Cerbasi, a pedagogia nos ensina que as crianças são seres influenciadas pelo comportamento dos adultos. Assim, caso os adultos em seu convívio social lidem de forma consciente e inteligente em relação ao manuseio do dinheiro, o caminho do aprendizado será mais fácil. 

Conversar sobre dinheiro com os filhos

Outro tema super importante na educação financeira é a comunicação entre pais e filhos. Os adultos devem ser transparentes ao conversar com as crianças sobre assuntos relacionados à renda, orçamento doméstico, investimentos e patrimônio da família e sobre o tema não tão agradável, porém importantíssimo que é a herança.

De acordo com Cerbasi, o diálogo é necessário para introduzir uma noção da importância do dinheiro. Além disso, os filhos entenderão a importância do patrimônio, e quem sabe até poderão ajudar a aumentá-lo no futuro. 

Sem contar que deixar de revelar este fato seria uma contradição dos pais. Posto que muitos deles argumentam que acumulam capital para deixar uma segurança financeira para os filhos. Esconder essa informação pode fazer com que os filhos não valorizem a quantia e a gastem rapidamente. 

Concluindo, o livro “Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos” fará com que você prepare seus filhos para que tenham prosperidade em suas vidas. Pode não ser uma tarefa fácil no princípio, porém você estará presenteando seus filhos com uma das maiores riquezas: o uso consciente e inteligente do dinheiro.