Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar que seja evitado aglomerações devido ao coronavírus, as grandes redes de cinema no Brasil suspenderam suas atividades. A suspensão ocorreu a partir da quinta-feira (19) e vai seguir até segunda ordem. Segundo informações do portal Terra.
As redes Cinemark, Cinépolis e UCI Cinemas comunicaram a seus clientes que a medida visa diminuir o avanço do Covid-19. As empresas lançaram comunicados oficiais em suas redes sociais. De acordo com a apuração do portal Terra, além dos cinemas outros serviços culturais que envolvem grande grupo de pessoas estão suspendendo suas atividades.
As instituições estão preocupadas com o disseminação rápida do coronavírus. E, para evitar mais contágios em relação ao vírus, as medidas tiveram de ser tomadas. Logo que esta semana teve início, às atividades nos cinemas continuaram sem problemas. Incluindo São Paulo (SP), hoje local mais afetado pelo coronavírus em terras brasileiras.
Mas, após as recomendações adotadas em vários lugares do mundo, a medida foi tomada. Atualmente as três redes, Cinemark, Cinépolis e UCI possuem mais de 1.265 salas de cinema no Brasil.
Comunicados referentes ao coronavírus
As empresas de cinema utilizaram as suas redes sociais, para notificar o público da suspensão de suas atividades. Confira um resumo dos comunicado de cada empresa:
- Cinemark
“Acreditamos que o cinema é a última tela que nos une e que essa união faz a diferença em nossas vidas, nos dá motivos para conversarmos e termos momentos inesquecíveis juntos. Em um momento em que o isolamento é fundamental, com certeza nos resguardarmos é o maior ato de união que podemos ter.
Por isso, diante da situação do Coronavírus no país, a Cinemark informa que, em função dos esforços para a contenção da COVID-19 e seguindo a decisão de autoridades estaduais e municipais, estamos suspendendo as nossas operações temporariamente […]”
- Cinépolis
“No Brasil, estamos nesse momento concentrando esforços para reduzir a velocidade de disseminação do vírus e manter a saúde de nossos clientes e funcionários. Autoridades sanitárias ao redor do mundo são unânimes em enfatizar a necessidade de medidas de restrição à aglomerações de pessoas.
E, nesse cenário de força maior, infelizmente, se torna inevitável o fechamento provisório das salas de cinema.[…] Reforçamos nosso compromisso de retomar as sessões de exibição no menor tempo possível.”
- UCI
“Tal situação de força maior, reconhecida mundialmente, impõe a paralisação provisória de nossas atividades com o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar. Não apenas de nossos consumidores e colaboradores, mas também da coletividade de forma mais ampla. Ao longo dos anos, nos empenhamos em levar arte, entretenimento e alegria às pessoas. […]
Nesse momento de grave responsabilidade social, não poderíamos nos opor aos esforços públicos de controle da pandemia. Reafirmamos nosso compromisso de retomar as sessões de exibição no menor intervalo possível.”