Novos valores para inscrição de provas da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) entram em vigor a partir da próxima sexta-feira (1°). Profissionais que trabalham em instituições não associadas à entidade, ou pessoas que queiram trabalhar no mercado financeiro, poderão pagar um valor 17% mais barato de inscrição nos exames.
A mudança será aplicada nas provas de todos os modelos de certificação da Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE. Provas da Anbima de atualização profissional também terão valores mais baixos.
Provas da Anbima: iniciativa visa democratizar acesso às certificações
Segundo a entidade, a redução torna o programa de certificações “ainda mais acessível e inclusivo”, ao igualar os valores pagos por candidatos de instituições associadas e não associadas.
Marcelo Billi, superintendente de sustentabilidade, inovação e educação da Anbima diz que a iniciativa reforça o compromisso “em democratizar o acesso às certificações e se soma à oferta gratuita de cursos nas nossas plataformas de qualificação”.
“Além disso, estamos sempre pensando em formas de facilitar a certificação de pessoas que fazem parte de grupos minorizados ou em situação de vulnerabilidade social, tentando contribuir para escalar projetos de diversidade, equidade e inclusão dos nossos associados”, considera.
A mudança nos valores de provas da Anbima deve beneficiar cerca de 6,7 mil pessoas que se inscrevem mensalmente nos exames.
Certificações do mercado financeiro
As certificações no mercado de capitais comprovam que um profissional pode atuar naquela área. Para se tornar um profissional do mercado financeiro, é preciso ter o comprovante.
- CPA-10: entre as certificações oferecidas pela Anbima, o CPA-10 (Certificação Profissional Anbima – Série 10) é voltado para quem tem interesse em atuar na área de prospecção de clientes ou venda de produtos de investimentos para pessoa física ou jurídica.
- CPA-20: a Certificação Profissional Anbima – Série 20 é destinada a profissionais que desejam atuar na prospecção de clientes ou venda de produtos de investimento. É uma importante certificação bancária e também permite o trabalho com investidores Private Banking, Varejo Alta Renda, Corporate e Institucionais.
- CEA: a Certificação de Especialista em Investimentos Anbima é indicada para profissionais que buscam assessorar gerentes de contas de investidores pessoas físicas. Esses profissionais podem indicar diversos produtos de investimentos. Esse profissional também incorpora todas as atividades autorizadas para CPA-20 e CPA-10.
- CGA: a Certificação de Gestores Anbima é própria para profissionais que atuarão na gestão de recursos de terceiros.
- CFG: a Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão é indicada para quem quer iniciar ou acelerar sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros. O profissional certificado tem o conhecimento da base técnica do setor que é diferencial para ocupar diversos cargos em empresas de asset management.
- CGE: a Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados habilita profissionais a atuarem com a gestão de recursos de terceiros na indústria de produtos estruturados, como FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), FII (Fundos de Investimento Imobiliários), FIP (Fundos de Investimento em Participações) e Fundos de Índice.