Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Proposta estabelece teto para alíquotas de ICMS de combustíveis nos estados

Proposta estabelece teto para alíquotas de ICMS de combustíveis nos estados

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 10/20 determina o limite para a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os principais combustíveis. A proposta, estabelece a alíquota máxima do imposto, nas operações no estado, será de 20% ara gasolina, 10% para óleo diesel e 15% para o etanol (anidro e hidratado). O projeto tramita na Câmara dos Deputados.

O texto modifica a Lei Kandir, que regulamentou o ICMS, principal imposto estadual. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), autor do projeto, defende a determinação do teto para o tributo, conforme informou a reportagem da Agência Câmara de Notícias.

“A falta de uma trava que limite o ICMS tem resultado na cobrança de índices claramente confiscatórios, chegando como, no como caso do estado do Rio de Janeiro, a 34% do preço de pauta da gasolina”, afirmou.

Segundo a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), a alíquota de ICMS varia da gasolina de 25% a 34%, dependendo do estado. A variação para o diesel e o etanol é, respectivamente, de 12% a 25% e 12% a 32%. Os dados são de janeiro deste ano.

O texto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Publicidade
Publicidade