Desempenho pífio do PIB representaria “um risco negativo” para os ativos brasileiros. É o que mostra o relatório do Bradesco Corretora. Portanto, o valor das ações ainda não teria captado a aceleração esperada para o próximo ano. Afinal, o crescimento do PIB esperado para 2020 é de 2,0%. A aposta para o aumento está na retomada da construção civil, e do setor de serviços.
Assim, como o mercado sempre procura se antecipar aos fatos. Afinal,incorporando as expectativas no valor dos papéis, a Bradesco Corretora observa que “a aceleração do PIB poderia melhorar a percepção de risco, expandir múltiplos e estabilizar a curva de juros”.
As motivações para a aposta do crescimento do PIB no ano que vem são a retomada da construção civil, e do setor de serviços, que tradicionalmente utilizam muita mão de obra. Salvo que esses setores ajudaram a aumentar o nível de emprego formal nos últimos meses e, por tabela, estimularam a expansão do crédito. O que vem ampliando a economia do país.
Efeito duplo
Essa conjuntura poderia impactar as empresas de dois modos. De um lado, os múltiplos mais elevados favorecem os setores cíclicos no mercado doméstico. Nesse ínterim o achatamento da curva de juros favorece ações de empresas boas pagadoras de dividendos. Contudo,como as empresas do setor de energia elétrica, e saneamento.
Pelas contas da Bradesco corretora, o P/L do mercado de ações brasileiro já deveria estar em 13,5 vezes.” As ações brasileiras parecem baratas e devemos priorizar setores não cíclicos, com execução de longo prazo.”, disse a corretora. Diante das previsões para o cenário de 2020, o esperado é que o setor industrial continue elevado, e gerando empregos formais, para que a meta do PIB para 2020 seja atingida.
PIB do Agronegócio aponta para crescimento acima do esperado em 2019 e 2020
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






