Na última quarta-feira (6), o consórcio formado por Itaúsa (holding do banco Itaú), Copagaz e Nacional Gás Butano, apresentou a melhor proposta no processo de venda da Liquigás. De acordo com a Petrobras, controladora da Liquigás, o lance ganhador soma 3,7 bilhões de reais.
Contudo, a transação ainda precisa ser submetida à aprovação pelos órgãos internos da própria Petrobras. As etapas subsequentes do processo de venda serão divulgadas ao mercado.
A transação ainda deverá passar pelo crivo do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Isso porque essa é a segunda tentativa da Petrobras de vender a Liquigás. No final de 2016 a Ultrapar já tinha adquirido a empresa de gás por R$ 2,8 bilhões, mas a negociação foi barrada no Cade.
De acordo com o Cade na época, a operação provocaria o risco de concentração de mercado.
Se aprovado no órgão fiscalizador, a Petrobrás pretende assinar o contrato de venda ainda este ano.
A venda da liquigás acontece em meio a um contexto de investimentos realizados pela Petrobras. Já que a companhia pretende se desfazer de vários ativos para concentrar esforços na exploração de petróleo em águas profundas.
De acordo com o jornal Valor Econômico, o consórcio pretende manter a marca Liquigás. Porém, a logomarca será alterada por exigência da Petrobras, para não gerar confusão ao consumidor final.
Saiba mais sobre a Liquigás
A Liquigás foi fundada em 1953 e em 2004 foi adquirida pela Petrobras, passando a ser subsidiária direta da Petrobras S.A. A Companhia atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de GLP.
Após a incorporação junto à Petrobras, a Liquigás consolidou liderança tanto no mercado de botijões (13 kg) como entre as maiores distribuidoras de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) do país.
Além disso, a empresa está presente em 23 estados brasileiros (exceto Amazonas, Acre e Roraima) e conta atualmente com 3250 funcionários.
Ao todo, a Liquigás possui 23 Centros Operativos, 19 Depósitos, uma Base de Armazenagem e Carregamento rodo-ferroviário. Além de 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede em torno de 4.800 revendedores autorizados..
Em 2018 a receita da Companhia foi avaliada em 5,6 bilhões de reais e o lucro líquido em 147,5 milhões de reais.
A Companhia possui uma demanda média mensal superior a 35 milhões de consumidores residenciais. Ma também fornece produtos e serviços sob medida a vários setores da indústria, comércio, agricultura, pecuária, aviários, condomínios, hotéis, entre outros.
Desde julho de 2009, ela opera sob a bandeira única “Liquigás”. As marcas Tropigás e Novogás, anteriormente usadas nas regiões Norte e Nordeste, foram substituídas. A unificação das marcas teve como objetivo tornar a imagem da Companhia ainda mais conhecida e confiável do público.
LEIA MAIS
Leilão de petróleo do governo tem um dos cinco blocos arrematados
Bolsas mundiais têm novo dia de ganhos com otimismo dos investidores





