A Petrobras (PETR4 PETR3) realizou reunião com participantes do mercado de gás liquefeito de petróleo (GLP), neste sábado (28), para avaliar a situação de abastecimento em todo território nacional, devido ao impacto do coronavírus. Após as discussões a estatal contratou importações adicionais do gás, informou o Ministério de Minas e Energia.
Participaram do encontro, a estatal, representantes das distribuidoras e revendedoras de gás de cozinha e técnicos da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo o MME, os técnicos concluíram que o isolamento domiciliar em algumas regiões levou as famílias brasileiras à anteciparem as compras de GLP. Este movimento gerou escassez pontual do produto e deve ser normalizada nos próximos dias.
Em nota, a pasta afirma que não há necessidade de formação de estoques, visto que a Petrobras, fornecedora de praticamente 100% do GLP consumido no Brasil, realizou importação adicional do gás, com chegada prevista para hoje (30).
Por fim, a recomposição dos estoques via importações adicionais promoverá a normalização da oferta.