Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
O que é Goal-Based Investing? Aprenda aqui a investir com metas

O que é Goal-Based Investing? Aprenda aqui a investir com metas

O Goal-Based Investing surgiu de um grande problema. No entanto, ao invés de lamentar, a espécie humana se sobressaiu e aprendeu com o erro. Surgiu então o modo de investimento orientado por metas e explicado neste artigo.

Siga na leitura para compreender todos os seus aspectos.

Confira!

O que é Goal-Based Investing?

O Goal-Based Investing (GBI) pode ser entendido como Investimentos Baseados em Metas, em uma tradução aproximada.

Trata-se de um novo conceito na gestão patrimonial que visa o alcance de objetivos previamente postos. Ele vai de encontro à administração tradicional de carteiras que visa a máxima rentabilidade possível.

Publicidade
Publicidade

Ou seja, a rentabilidade buscada pelo investimento é baseada nos planos futuros de cada investidor. Assim, é possível ter um balanceamento de carteira de modo que a exposição ao risco seja controlada.

Em termos práticos, é como se o dinheiro se mostrasse como meio para atingir as metas e não como um fim em específico por si só.

Como o Goal-Based Investing surgiu?

O GBI tomou força principalmente após a crise do subprime norte-americano ocorrida no ano de 2008. Por conta da ganância excessiva e da alta alavancagem no mercado imobiliário, grandes perdas foram absorvidas.

Com o fracasso veio a lição: querer demais pode ser tão prejudicial quanto querer de menos.

Assim a metodologia GBI surgiu. Seu foco está em alcançar as metas financeiras de quem se adere ao método.

A montagem de um portfólio passa a ser voltada para as despesas futuras, por exemplo, caso o objetivo do investidor seja o de garantir determinado padrão de vida na aposentadoria.

Hoje existem empresas que se dedicam apenas a essa filosofia de investimento, adequando as carteiras de seus clientes exatamente aos seus desejos mais íntimos.

Como o GBI funciona?

O ponto central da metodologia GBI parte do entendimento das necessidades de cada investidor. A partir daí, traça-se as metas propostas e faz-se o seu acompanhamento.

Acompanhar o desenvolvimento das metas é fundamental para o sucesso do método. Isso é feito por meio de indicadores desenvolvidos exatamente para esse fim.

Dessa forma, os investimentos feitos, a rentabilidade alcançada e o desempenho da carteira podem ser metrificados. Assim fica mais fácil fazer ajustes ao longo do tempo e alcançar o objetivo proposto inicialmente pelo investidor.

Quais são as vantagens do GBI?

Uma das grandes vantagens do GBI é ter o foco centrado no alcance das metas propostas. Dessa forma, os melhores investimentos que atendem a esses objetivos podem ser encontrados e colocados em carteira.

Outra consequência direta sobre os investimentos é afastar a tomada de decisão por impulso, que geralmente ocorre em movimentações bruscas de mercado. Com o GBI, as escolhas são feitas baseados no plano original.

Por fim, isso traz o benefício de buscar o atendimento às necessidades do investidor e não em maximizar o lucro a qualquer custo. Isso evita que sejam feitos investimentos baseados em ganância e que podem trazer prejuízos.

O GBI pode ser muito proveitoso para um investidor ao oferecer uma nova abordagem sobre investimentos. Com o foco central sendo mantido sobre as necessidade de cada carteira, as metas tornam-se mais facilmente alcançáveis. E isso deixa qualquer pessoa muito satisfeita, obter aquilo que deseja!

Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!